DIRETOR ALPINE MOTORSPORTS
Biografia
Bruno Famin iniciou a sua carreira no desporto automóvel em 1989 na Peugeot. Começou por trabalhar nos motores e caixas de velocidades na Peugeot Talbot Sport, antes de se dedicar pessoalmente a vários projetos, tais como o 905 Spider e o Peugeot 106 Grupo A.
Em 2005, Bruno é nomeado Diretor Técnico da Peugeot Sport, antes de assumir a direção da mesma, em 2012. Desempenhou um papel determinante na vitória do projeto «908», nas 24 Horas de Le Mans e na vitória de Sébastien Loeb, em Pikes Peak, em 2013. O francês esteve também no comando aquando dos três sucessos no Dakar, entre 2016 e 2018, bem como aquando do título no Campeonato do Mundo de Rallycross, em 2015.
Em 2019, Bruno torna-se Diretor de Operações do setor desportivo da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Tem como principal missão a gestão da integração de todas as funções desportivas e o apoio dos quadros superiores.
Bruno Famin juntou-se à BWT Alpine F1® Team antes do início da temporada 2022 do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1. Diretor Executivo da Alpine Racing, supervisiona o desenvolvimento do motor F1 em estreita colaboração com Enstone, com vista a otimizar os seus desempenhos no que respeita ao chassis.
Em julho de 2023, Alpine anunciou a sua nomeação para Diretor da Alpine Motorsports, em seguida Team Principal interino, reportando a Philippe Krief, CEO da Alpine. Neste cargo, Bruno dirige as atividades da Alpine em todos os domínios do desporto automóvel e, designadamente, o regresso da Alpine ao Campeonato do Mundo de Endurance e a nova tentativa de vitória em Le Mans, um domínio em que foi bem-sucedido.
Novidades WEC