Alpine - WEC - A424

ALPINE A424

Um regresso ao mais alto nível

A Alpine regressa ao topo do Endurance. O Hypercar A424 representa um novo rumo híbrido em mais de 60 anos de história, especialmente marcada pela vitória da Alpine nas 24 Horas de Le Mans em 1978. Este novo protótipo atende à ambição da Alpine de se colocar entre os melhores competidores na extremamente renhida categoria Hypercar do Campeonato do Mundo de Endurance (FIA WEC) e nas 24 Horas de Le Mans.

Uma herança que perdura

Há 61 anos, a Alpine dava os seus primeiros passos no Endurance, conferindo um caráter apaixonante a esta nova aventura. Após a vitória alcançada em Le Mans com o nosso emblemático A442B em 1978, voltámos a ocupar a linha de partida do WEC em 2013, ao lado da Signatech. Seguiram-se títulos mundiais na categoria LMP2, ao passo que o nosso A480 passou na categoria LMP1 em 2021 e 2022, alcançando vitórias memoráveis, pódios e um título de vice-campeão do mundo.

Uma parceria infalível

Uma autêntica encarnação da nossa estreita colaboração, o A424 conjuga o know-how da Alpine Racing e da Signatech através de um estilo único desenvolvido pelo centro de design daAlpine. O resultado é um protótipo que se destaca dos seus concorrentes. Com uma estética evidente presente nos detalhes de conceção singulares que fazem dele um carro de competição Alpine tão eficaz como visualmente atraente. 

Alpine - WEC - A424
    • Uma equipa imbatível

      Tivemos a oportunidade de beneficiar de dez anos de colaboração frutuosa com a Oreca, o que tornou a sociedade francesa uma parceira evidente para o chassis do nosso novo Hypercar LMDh.

    • Uma assinatura luminosa exclusiva

      Apresentando orgulhosamente o A em flecha da marca aos seus adversários, a iluminação traseira exclusiva do A424 é a combinação perfeita dos mundos da engenharia e do design.

    • Uma potência extraordinária

      Os especialistas da Alpine Racing, sediados em Viry-Châtillon (França), colaboraram com o nosso parceiro Mecachrome para a produção de um motor V6 de 3,4 litros. O seu design mono turbo é único na categoria Hypercar.

Especificações técnicas

Estrutura em carbono

e alveolar

1030 kg

Massa em vaziode acordo com equalização BOP

V6 mono turbo de 90°

Motor

500 kW/675 CV

Potênciade acordo com equalização BOP

30-50 kW

HibridaçãoBosch standard

7 velocidades + marcha atrás

Caixa de velocidades

ESTRUTURA Estrutura em carbono e alveolar
CARROÇARIA                              Carbono
SUSPENSÕES Triângulos duplos de pressão
DIREÇÃO Assistência elétrica
COMPRIMENTO 5088 mm
LARGURA 1992 mm
ALTURA 1055 mm

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS

3148 mm
MASSA EM VAZIO 1030 kg (de acordo com equalização BOP)
CONFIGURAÇÃO      V6 mono turbo a 90° 
CILINDRADA   3400 cc 

POTÊNCIA MÁXIMA 

500 kW/675 cavalos (de acordo com equalização BOP) 

ROTAÇÕES MÁXIMAS  

9000 rpm 
HIBRIDAÇÃO Bosch standard / 30-50 kW 
LUBRIFICAÇÃO         Cárter seco/bomba de óleo de estágios 

GESTÃO ELETRÓNICA    

Magneti Marelli  
MARCA Xtrac
TIPO Longitudinal

MUDANÇA DE VELOCIDADES

Patilhas no volante e comando pneumático
VELOCIDADES 7 velocidades + marcha-atrás
PNEUS DIANTEIROS                        Michelin 29-71/R18 

PNEUS TRASEIROS                                

Michelin 34-71/R18 

RODAS DIANTEIRAS    

12,5’’x18’’ 

RODAS TRASEIRAS

14’’x18’’ 
DISCOS  Carbono ventilado  
PINÇAS    Monobloco seis pistões  
CINTO                                     Seis pontos, adaptado para o sistema Hans® 
DEPÓSITO                                  Leve e seguro com sistema de reserva incorporado 
Alpine - WEC - A424

A criação de uma nova lenda

Ao longo dos últimos 7 meses, o A424 apropriou-se dos circuitos europeus para realizar testes em pistas como as de Paul Ricard, Motorland, Jerez, Portimão e Barcelona. O programa de treinos incluiu uma sessão de endurance de 30 horas em Aragão, com vista a reproduzir as condições severas de uma corrida com o formato de 24 horas. Não há uma plataforma melhor para avaliar as capacidades do nosso novo Hypercar antes da sua primeira temporada no Campeonato do Mundo de Endurance (FIA WEC).

Descubra também