Rali de Monte Carlo Alpine

Desporto automóvel

Rali

Os sucessos em rali são as próprias raízes da Alpine, com os incríveis «Especiais Rédélé» concebidos nos anos 1950 e que demonstraram a perícia de Jean Rédélé através das montanhas da Europa. Estes coupés abriram o caminho para o icónico Alpine dos anos 1970: o A110.

Rali 1971 Campeonato dos construtores Alpine

1971 | Campeonato dos construtores

A Alpine vence o segundo Campeonato internacional dos construtores em 1971. Nesse ano, o A110 1600 do piloto sueco Ove Andersson vence quatro das oito rondas, incluindo o emblemático Rali automóvel de Monte Carlo.

Rali 1971 de Monte Carlo Alpine

1971 | Rali automóvel de Monte Carlo

248 automóveis arrancam na linha de partida do rali de Monte Carlo, mas apenas 22 cruzam a linha de chegada. Face às condições meteorológicas muito variáveis, as quatro estações sucedem-se ao longo das etapas, abalando a estratégia de pneus de inúmeros concorrentes. Lutando contra as condições adversas, as equipas Alpine conseguem subir nos dois primeiros degraus do pódio, com o sueco Ove Andersson e o francês Jean-Luc Thérier a conquistarem, respetivamente, o primeiro e o segundo lugar ao volante dos respetivos A110.

1.º Campeonato do Mundo de Ralis Alpine 1973
1.º Campeonato do Mundo de Ralis Alpine 1973

1973 | 1.º Campeonato do Mundo de Ralis

A Alpine renova a proeza em 1973 e vence o recém-criado Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) logo no seu primeiro ano de existência. O A110 1800 obtém aqui 6 vitórias em 13 ralis, incluindo dois pódios.

O A110 San Remo 73 celebra a vitória crucial que consolidou o título em 1973.

Rali automóvel de Monte Carlo de 1973 Alpine

1973 | Rali automóvel de Monte Carlo

Os célebres percursos de Monte Carlo acolheram a primeiríssima ronda do Campeonato do Mundo de Ralis que continua a apaixonar as multidões hoje em dia. Mais uma vez, as condições meteorológicas revelam-se extremamente desafiantes e apenas um quinto dos concorrentes terminam a prova.

A Alpine sai novamente triunfante face aos seus concorrentes, com cinco A110 entre os primeiros seis lugares, incluindo os três degraus do pódio. O primeiro troféu de todos do Campeonato do Mundo é conquistado pelo francês Jean-Claude Andruet. 

Alpine 1975 Rali de Tour de Corse
Alpine 1975 Rali de Tour de Corse

1975 | Rali de Tour de Corse

A soberania do A110 não poderia durar eternamente e a chegada do Stratos torna-se um grande desafio para todos os pilotos que com ele partilham as etapas. Mas a nossa história não tinha chegado ao fim: o heroico Jean-Pierre Nicolas e o seu automóvel número 7 conseguem terminar a apenas 32 segundos do Lancia na ilha de Córsega.

O A110 Tour de Corse 75 homenageia esta proeza e a emblemática cor amarela da carroçaria do veículo de Jean-Pierre Nicolas nesta épica corrida.

Endurance

Corrida de endurance Alpine

A Alpine vence inúmeras corridas de endurance nos anos 1960 e 1970, antes de regressar em 2013, com vitórias e títulos mundiais assegurados. Depois de mais de 60 anos de história, a Alpine abre um novo capítulo híbrido com o Hypercar A424, que lutará pela vitória na classificação geral de Le Mans a partir de 2024.

Alpine M64

Vitórias no índice de desempenho

Os organizadores das 24 Horas de Le Mans celebraram a genialidade dos responsáveis de projetos com as suas novas regras de «índice de eficácia térmica», que permitiram brilhar as carroçarias finas e os pequenos motores dos Alpine. O magnífico M64 em forma de gota de água venceu um prémio em 1964, ao passo que em 1966 um trio de A210 monopolizou todo o pódio desta «corrida dentro da corrida», que valeu à Alpine o nome de «litro de gasolina mais rápido do mundo».

Alpine A441

Campeonato europeu de veículos desportivos de 1974

Estas vitórias nos índices acenderam uma chama no coração de Jean Rédélé: a de uma vitória em Le Mans. Os investimentos da Renault permitem uma maior ambição no domínio do endurance. O Alpine A441 vence o Campeonato Europeu de Automóveis Desportivos, com sete vitórias e inúmeras recompensas pela «volta mais rápida». O seu motor Gordini V6 de 2 litros, em harmonia com a regulamentação do Grupo 5, dá origem a inúmeros automóveis de corrida emblemáticos.

Alpine A442B

Vitória nas 24 Horas de Le Mans 1978

O sonho de Jean Rédélé realizou-se 4 anos mais tarde, quando o Alpine A442B ganha a corrida de endurance mais lendária do mundo. Com Didier Pironi e Jean-Pierre Jaussaud ao volante, o Alpine termina com um avanço surpreendente de cinco voltas em relação aos nossos rivais alemães. A longa história de amor com Le Mans é celebrada com a edição A110 R Le Mans e continua em 2024 com o novo Hypercar A424 que marca a entrada na categoria superior do Campeonato do Mundo de Endurance.

Fórmula 1®

Fórmula 1® Alpine

Alpine estreia-se na F1®

En 2021, a Alpine sucede a Renault, lançando a escuderia Alpine F1 Team, com uma equipa com mais de 40 anos de história repletos de vitórias nos campeonatos do mundo. A escuderia tem o apoio dos conhecimentos especializados e do know-how das instalações de Viry Châtillon (França) e Enstone (Reino Unido).

Fórmula 1® Alpine - Grande Prémio da Hungria 2021
Grande Prémio da Hungria 2021
Grande Prémio da Hungria 2021

Após apenas dez Grandes Prémios, a Alpine conquista uma vitória memorável em Hungaroring, (Hungria) e Esteban Ocon junta-se à linhagem dos vencedores de Grande Prémio franceses, ao obter a sua primeira vitória na F1®.

Fórmula 1® Alpine - Grande Prémio do Qatar 2021
Grande Prémio do Qatar 2021
Grande Prémio do Qatar 2021

O Alpine A521 conquista um novo pódio na 20.ª ronda da temporada de 2021 quando Fernando Alonso, o bicampeão do mundo, termina no terceiro degrau do pódio.

Formule 1® Alpine - Campeonato do Mundo de Fórmula 1® 2022
Campeonato do mundo de Fórmula 1® 2022
Campeonato do mundo de Fórmula 1® 2022

Em 2022, a Alpine F1® Team termina em quarto no Campeonato do Mundo de Construtores.

Fórmula 1® Alpine - Grande Prémio do Mónaco 2023
Grande Prémio do Mónaco 2023
Grande Prémio do Mónaco 2023

Esteban Ocon conquista uma terceira posição memorável nas ruas do Mónaco.

Fórmula 1® Alpine - Grande Prémio dos Países Baixos 2023
Grande Prémio dos Países Baixos 2023
Grande Prémio dos Países Baixos 2023

No final de um fim de semana marcado pela chuva no circuito de Zandvoort, Pierre Gasly termina no terceiro lugar do pódio.

Descubra também