23 de abril de 2022

Alonso perdeu a oportunidade de melhorar a sua quinta posição na grelha de partida. O espanhol perdeu quatro lugares e passou pela bandeira axadrezada em nono lugar. Ocon, por seu lado, conseguiu subir algumas posições, passando da última linha da grelha de partida para o sexto lugar no final da corrida. O dia de amanhã ainda está todo por fazer, em Imola, com uma longa corrida de 63 voltas.

 

Os dois pilotos optaram por iniciar este Sprint de 21 voltas com pneus macios. Alonso teve dificuldade em libertar-se da sua posição na grelha e perdeu duas posições antes da segunda curva. Já Ocon, conseguiu tirar partido de um incidente na primeira volta para ganhar dois lugares, para além daquele que tinha já conseguido ganhar na primeira curva.

 

Alonso lutou bem durante o resto da corrida, mas acabou por ter de ceder o oitavo lugar – a última posição com atribuição de pontos – a cinco voltas do final da corrida. Ocon, por seu lado, não conseguiu ir acima da décima sexta posição, bloqueado por um pelotão de seis veículos.

 

Esteban Ocon/Partida:19.º – Chegada: 16.º

 

«No seu todo, esta corrida hoje foi complicada, e sabíamos que ganhar lugares seria um enorme desafio. O décimo sexto lugar é, provavelmente, o melhor que poderíamos ter conseguido. Tive uma boa partida, evitei os incidentes, mas a partir daí fiquei atrás de um pelotão de seis veículos. Desde então, foi-me difícil subir mais, mas tenho a certeza de que podemos fazer melhor amanhã. O nosso objetivo será, evidentemente, marcar pontos. Hoje aprendemos muito acerca do comportamento dos pneus, o que nos ajudará a elaborar a nossa estratégia. É possível que a chuva marque presença e sabemos que, nessas condições, tudo pode acontecer na Fórmula 1.»

Fernando Alonso/Partida: 5.º – Chegada: 9.º

«Não fomos suficientemente rápidos hoje e acabou por ser um Sprint de Qualificação dececionante para nós. O desgaste dos pneus foi grande e a nossa partida esteve longe de ser a ideal. Por isso, esta noite teremos de nos debruçar sobre esta questão. Estávamos cientes de que seria difícil manter Perez e Sainz atrás face ao ritmo que têm, mas achávamos que o sétimo lugar seria um objetivo realista. Mas o desgaste dos pneus dificultou-nos a tarefa. Hoje foi quase como uma Q4 e vamos tentar recuperar o controlo amanhã. Vamos reanalisar a nossa escolha de pneus, tendo em conta o que nos reserva a previsão meteorológica, pois há probabilidade de chuva. Definitivamente, há muito com que jogar.»

 

Otmar Szafnauer, Team Principal :

 

«Hoje o Sprint de Qualificação foi dececionante para a equipa e temos muito trabalho pela frente antes da corrida principal amanhã. Infelizmente, a corrida de Alonso ficou comprometida desde a partida, em que um mau arranque o forçou a permanecer na defensiva e não o contrário. A partir de então, ele não conseguiu progredir mais e temos agora de identificar as configurações a alterar para tornar o veículo mais competitivo no modo de corrida. Quanto a Ocon, este teve a oportunidade de tirar partido de um incidente no início da corrida, o que lhe permite abordar a corrida amanhã numa posição ligeiramente melhor. Não será tarefa fácil, mas há também que estar atentos ao céu face à previsão de tempo instável, mas faremos tudo o possível para que ambos os veículos marquem pontos no domingo