23 de outubro de 2022

Membro da BWT Alpine F1 Team, Fernando Alonso conseguiu recuperar de uma situação grave após um contacto violento para marcar seis pontos bem merecidos no final deste Grande Prémio dos Estados Unidos em Austin.

 

 

Partindo do corredor das boxes, o seu companheiro de equipa Esteban Ocon terminou no décimo primeiro lugar.

 


Na 22.ª volta, quando tinha iniciado a sua manobra de ultrapassagem pela direita, Alonso efetuou um contacto com o Aston Martin de Lance Stroll.

 


Um contacto que fez o espanhol desviar-se brevemente e enviar o seu monolugar para os rails de segurança. Apesar do grande impacto contra os rails, Alonso conseguiu regressar à box, para depois realizar uma corrida brilhante que lhe permitiu passar pela bandeira axadrezada em sétimo lugar.

 


Ocon, por seu lado, partiu do corredor das boxes, após a mudança de vários elementos da sua unidade do motor sob o regime de parque fechado. Com uma estratégia de duas paragens rígidos-rígidos-médios, Ocon aproximou-se pouco a pouco da zona dos pontos. Os esforços envidados na última parte com os pneus médios viram-no falhar, por escassos dois segundos, o último ponto atribuído.

 


A equipa mantém o seu quarto lugar no Campeonato de Construtores, com 149 pontos.

 


Esteban Ocon – Partida do corredor das boxes / Chegada 11.º: «Estivemos muito perto de terminar com pontos após termos partido do corredor das boxes. Podemos estar satisfeitos por termos subido até à décima primeira posição com um veículo provido de um bom ritmo. No entanto, creio que teria sido possível fazer melhor – marcar pontos teria sido fantástico – e iremos analisar o que poderíamos ter feito para o conseguir na próxima vez. Iremos analisar, aprender e seguir em frente para voltarmos mais fortes enquanto equipa. O próximo fim de semana já será no México, uma boa oportunidade para voltarmos a pontuar. A luta pela quarta posição é renhida e cada lugar no top 10 será valioso para nós. As nossas felicitações também à Red Bull Racing pelo seu merecido título de campeão do mundo de Construtores.»

 


Fernando Alonso - Partida P14 / Chegada P7: «A corrida de hoje foi fantástica para todos. Tivemos sorte com a primeira intervenção do veículo de segurança e, em seguida, fomos bastante rápidos com os pneus médios. No retomar da corrida, tentei ultrapassar o Lance [Stroll], ele virou na minha direção e as nossas rodas entraram em contacto. Pensei que iria ter de abandonar após o incidente, pois foi bastante aparatoso. Mas o veículo é robusto e conseguimos continuar depois de ter mudado o aileron frontal. Estou muito orgulhoso dos esforços desenvolvidos hoje pela equipa. É incrível ter podido manter tanto os pneus na última parte. Apesar de termos perdido uma posição para o Lando [Norris] nas últimas voltas, partimos com bons pontos.»

 


Otmar Szafnauer, Team Principal: «Foi uma grande corrida e estamos mais que satisfeitos por partir com seis pontos graças ao sétimo lugar de Alonso. A corrida esteve à altura do ambiente eletrizante que hoje reinou em Austin e estou contente por termos podido proporcionar um espetáculo de qualidade aos adeptos. Após o infeliz incidente do Alonso com o Lance [Stroll], pensei que nos seria difícil passar a bandeira axadrezada e o mérito é todo do Alonso, que pilotou de forma magnífica para marcar os bem merecidos pontos. Quanto a Ocon, a corrida previa-se difícil devido à partida a partir do corredor das boxes. Ele fez um bom trabalho para se aproximar do top 10 e terminou muito próximo do décimo lugar. Em geral, temos vários aspetos a analisar, pois este fim de semana está longe de ter sido o nosso melhor. Temos outra corrida no próximo fim de semana, no México, onde pretendemos mostrar o nosso verdadeiro potencial com os nossos dois veículos a fim de consolidar a nossa posição no campeonato. Quero felicitar a Red Bull Racing pela sua vitória no campeonato de Construtores. Eles merecem-no, pois dominaram a temporada e é uma ótima homenagem.»