28 de agosto de 2022

Em Spa-Francorchamps, aBWT Alpine F1 Team conseguiu 16 pontos e um quarto top 10 duplo consecutivo, com Fernando Alonso a terminar em quinto e Esteban Ocon em sétimo num Grande Prémio da Bélgica apaixonante e rico em feitos.

 

Si Alonso passou a bandeira axadrezada na sexta posição, a penalização após corrida infligida a Charles Leclerc ofereceu ao espanhol o quinto lugar e os 10 pontos a ele associado. Ocon realizou um corrida fantástica, marcada pela superação, e passou da sexta à sétima posição, com seis pontos em carteira.

 

Alonso voou do terceiro lugar da grelha para chegar à segunda posição antes de colidir com Lewis Hamilton nas Combes. Felizmente, os danos na A522 foram mínimos e permitiram que o piloto continuasse na corrida. Ocon começou com uma saída prudente e conseguiu evitar obstáculos aproximando-se das posições pontuáveis.

 

Os dois pilotos tinham uma estratégia de duas paragens - Alonso com duas etapas Médios antes de passar aos Duros - e Ocon com um plano Médio-Duro-Médio.

 

Assinalamos, por outro lado, a ultrapassagem dupla de Ocon, uma na última chicana e outra a alguns metros da meta, a Sebastian Vettel e Pierre Gasly nas Combes, o que lhe permitiu passar, de uma assentada, da nona para a sétima posição.

 

A equipa manteve-se em quarto no Campeonato de Construtores e chegou aos 100 pontos com 115 unidades antes da segunda corrida - o próximo fim de semana em Zandvoort - deste triplo confronto.

 

Esteban Ocon - Partida P16/Chegada P7: «Que bela maneira de concluir este fim de semana, fantástico para a equipa. O veículo estava rápido, e pessoalmente tive muito prazer em conduzir na pista hoje, principalmente com estas ultrapassagens duplas. Parabéns à equipa pelo trabalho feito este fim de semana. Podemos estar todos orgulhosos. Senti-me confiante ao longo de toda a corrida e o veículo portou-se muito bem. Quem sabe o que teria acontecido se tivéssemos saído nos lugares acima na grelha! Deixamos Spa satisfeitos, com o sentimento de dever cumprido, bem como uma boa recolha de pontos para a equipa, que nos permite assegurar a nossa quarta posição no campeonato de Construtores. Vivement Zandvoort. »

 

Fernando Alonso - Partida P3/Chegada P5: «Estou feliz como resultado de hoje no quinto lugar. O nosso desempenho confirma que somos, de forma regular, os veículos de ponta do meio da tabela. Quando conseguimos fazer boas corridas, eis os resultados que temos o direito de alcançar. Recebemos igualmente um pequeno presente com a penalização infligida ao Charles [Leclerc] no fim, mas recebemo-lo. A colisão com Lewis [Hamilton] é infeliz, mas é um incidente de corrida e o veículo pareceu-me bem, apesar do contacto. Se olharmos para trás, podemos estar satisfeitos do nosso fim de semana aqui, com bastantes pontos obtido nos campeonatos, agora que nos focamos em Zandvoort. »

 

Otmar Szafnauer, Team Principal: «Podemos estar muito satisfeitos do nosso desempenho na corrida hoje Conseguir 16 pontos depois de ter saído em terceiro e sexto lugar na grelha é fruto de um ótimo esforço e é, claramente, merecido. A corrida foi agitada para os nossos pilotos, que saíram ilesos das primeiras voltas, no mínimo animadas. Alonso não conseguiu ao colidir com o Lewis [Hamilton] na primeira volta, mas teve a sorte de não sofrer demasiados danos. Ocon também teve que fazer prova de bom senso, para beneficiar de algumas oportunidades apresentadas, o que lhe permitiu aproximar-se das posições pontuáveis. Foi fantástico ver os nossos dois pilotos usufruir de uma corrida brilhantemente disputada e muito agradável poder assistir a algumas soberbas ultrapassagens. Um novo evento conseguido para os fãs, que terão o prazer de poder regressar à Bélgica no próximo ano, o que é uma ótima notícia para a Fórmula 1. Iremos analisar a corrida de hoje, ver onde podemos continuar a melhorar e rumar a Zandvoort prontos para recomeçar do zero!»