5 de março de 2023

A BWT Alpine F1 Team registou dois pontos no Grande Prémio do Bahrein que iniciou a temporada de 2023 do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1. Na sua estreia ao lado da equipa, Pierre Gasly subiu da última posição para o nono lugar para inaugurar a pontuação da escuderia. Esteban Ocon não conseguiu concretizar, sendo forçado ao abandono a dezasseis voltas do fim de uma corrida composta por cinquenta e sete voltas em Sakhir.

 


A corrida de Ocon viu-se rapidamente comprometida com uma penalização de cinco segundos resultante de uma infração na grelha de partida. Logo na segunda curva, um toque com Lando Norris danificou a extremidade esquerda do seu aileron frontal, obrigando-o a duas paragens nas quinze primeiras voltas.

 

 

Sofreu uma nova penalização após um erro operacional quando cumpria a sua primeira sanção, seguindo-se uma terceira infração por excesso de velocidade no corredor das boxes, o que finalizou uma tarde frustrante para Ocon e a escuderia.

 

 

Em vigésima posição na partida, Pierre Gasly efetuou um bom arranque para ganhar posições de entrada em jogo. Tendo o sido o primeiro a parar, na nona volta, para colocar pneus duros novos com vista a alcançar o top 10, regressou à pit-stop para colocar novos pneus duros na vigésima quinta volta.

 

 

Graças a uma ultrapassagem realizada a Yuki Tsunoda, colocou Alex Albon sob pressão na luta pelo décimo lugar, sinónimo de pontuação. A intervenção do safety car virtual para evacuar o Ferrari de Charles Leclerc na quadragésima volta deu-lhe a oportunidade de colocar pneus macios, que manteve até ao fim da corrida.

 

 

Após ultrapassar Alex Albon para a nona posição e, ao mesmo tempo, registar a melhor volta em corrida, Gasly lançou-se no encalço de Valtteri Bottas, apesar de um défice de dezassete segundos. Acabou por terminar a apenas 1’’1 do seu adversário, que passou em oitavo pela bandeira axadrezada.

 

 

Esteban Ocon – Grelha: 9.º / Abandono «Hoje não foi o nosso dia. Infelizmente, hoje cometemos demasiados erros operacionais, o que nos saiu caro. Teremos de analisar tudo em detalhe e recolher rapidamente os devidos ensinamentos. Vamos enfrentar esta situação em conjunto, em equipa, e aguardamos impacientemente pelo próximo encontro, em que estou convicto que regressaremos mais fortes. Um aspeto positivo é que o nosso ritmo de corrida foi sólido e tínhamos, claramente, o desempenho necessário para terminar com ambos os veículos a pontuar. Já estou ansioso por estar em Djeddah. Iremos determinados em ripostar e lançar a nossa temporada.»

 


Pierre Gasly – Grelha: 20.º / Chegada: 9.º «Estou contente com a corrida de hoje e foi uma forma excelente de iniciar esta temporada com a Alpine. Ontem tínhamos ficado dececionados com as classificações, pois não estávamos onde pretendíamos. Toda a equipa está de parabéns pelo trabalho desenvolvido, que nos permitiu voltar em forma. Parecia ser difícil alcançar pontos, mas estávamos confiantes com os desempenhos do nosso veículo e sabíamos que tínhamos hipóteses de pontuar com uma estratégia sólida. Teremos de continuar a trabalhar, temos uma boa base e é importante que nos apoiemos sobre ela. E temos muito mais para dar. É lamentável o que se passou com Ocon, mas iremos fazer um balanço coletivo de forma a garantirmos que estaremos em muito melhores condições para que ambos os veículos pontuem.»

 


Otmar Szafnauer, Team Principal: «Apesar de podermos estar satisfeitos por partir com pontos tendo em conta o desenrolar da corrida, deixamos o Bahrein também cientes de que há muito trabalho à nossa espera. Quanto a Ocon, e a nível operacional, teremos de fazer melhor para evitar que o dia de hoje se repita. Demonstrámos que temos o ritmo necessário para que ambos os veículos pontuem e este deverá ser o nosso objetivo no futuro. Gasly desenvolveu um trabalho fantástico para dar a volta a um sábado bastante dececionante ao sair do fundo da grelha e alcançar pontos. Está de parabéns pela sua estreia. As duas últimas semanas no Bahrein foram intensas para toda a escuderia e estamos impacientes por chegar a Viry e Enstone, onde efetuaremos um balanço em equipa, com o objetivo de alcançar muito melhores desempenhos na pista de Djeddah.»