28 de agosto de 2022

Este sábado, em Spa-Francorchamps, aBWT Alpine F1 Teamterminou as qualificações na quinta e sexta posição graças, respetivamente, a Esteban Ocon e Fernando Alonso, bem como um bom desempenho da equipa.

 

Os dois pilotos colheram os frutos de um bom trabalho coletivo, para assinalar um resultado idêntico ao da última corrida, na Hungria, onde Ocon se qualificou igualmente na quinta posição e Alonso, na sexta. De cada vez que um deles estava no início de volta, pode beneficiar da aspiração gerada pelo monolugar do seu colega de equipa, no primeiro setor.

 

Na Q3, Ocon estabeleceu uma volta em 1'45''180 depois de Alonso ter permitido que beneficiasse da sua aspiração, antes de Ocon retribuir-lhe, permitindo que fizesse 1'45''368. Amanhã, no início das 44 voltas que compõem a corrida, Alonso sairá na terceira posição, no seguimento de penalizações infligidas por mudança de motor a alguns pilotos, incluindo Ocon, que partirá na 17ª posição.

 

Os dois pilotos seguiram num excelente ritmo ao longo da jornada, chegando facilmente à Q1, graça à nona posição de Ocon e à décima de Alonso. Na Q2, os dois pilotos chegaram à etapa seguinte, graças aos 7º e 8º tempos, com Ocon a possibilitar a Alonso de beneficiar da sua aspiração, para garantir-lhe um sétima Q3 consecutiva.

 

Esteban Ocon: P5 / 1'45''180 : «Foi um bom dia para a equipa e estou muito feliz com o resultado. Esta tarde, tudo parece ter funcionado. A equipa fez um trabalho fantástico no veículo e tomou sempre boas decisões hoje, portanto, parabéns a eles. Este quinto lugar é o meu melhor resultado esta temporada, pelo que é pena esta penalização na grelha de amanhã, mas temos tudo para obter um bom resultado. Alonso partirá do 3º lugar, e farei tudo para subir na classificação e conseguir alguns pontos, merecidos à equipa. Estou ansioso para voltar à pista e oferecer aos fãs belgas um bom Grande Prémio, pois eles merecem!»

 

Fernando Alonso: P6 / 1'45''368 : «Estou satisfeito com o nosso desempenho de hoje. Conseguir colocar os dois veículos no top 6 é um resultado conjunto positivo para a equipa. Ajudamo-nos mutuamente durante a sessão e isso funcionou bem. Amanhã, espera-se apaixonante e, tal como no Canada, tenho uma nova oportunidade de começar no terceiro lugar. Amanhã, espero uma corrida limpa, para capitalizar esta posição. Iremos desconfiar dos que nos seguem, pois alguns veículos rápidos sairão no fundo da grelha. Ambicionamos um quinto ou sexto lugar, no cair a bandeira axadrezada.»

 

Alan Permane, Diretor Desportivo: «Ocon quinto, Alonso, sexto e - acima de tudo - à frente dos nossos rivais, só podemos estar felizes do nosso desempenho neste dia de qualificação. O que mais me agrada, é o trabalho de equipa realizado por todos hoje, incluindo os nossos dois pilotos, que fizeram um excelente trabalho na execução do nosso plano. Ocon deve, amanhã, contar com uma penalização devido à mudança do grupo motopropulsor, o que significa que partirá no fundo da grelha. Mas outros estão na mesma situação, Alonso sairá na terceira posição e terá uma excelente chance de conseguir um bom resultado. Há veículos mais rápidos atrás de nós - Max [Verstappen] e Charles [Leclerc] - mas estaremos focados na nossa corrida e vigilantes para bater a concorrência com os que estamos realmente a competir em pista. Faremos os possíveis para maximizar a recolha de pontos, na corrida de amanhã. Este é o nosso objetivo e estou convencido que chegar aos pontos com os nosso dois veículos é possível.»