29 de outubro de 2022

A BWT Alpine F1 Team fez um regresso notório em Q3 com os seus dois monolugares. No circuito do Autódromo Hermanos Rodriguez, Fernando Alonso e Esteban Ocon qualificaram-se, respetivamente, nas nona e décima posições para o Grande Prémio do México que se realizará amanhã.

 


Na cidade do México, Ocon alcançou a Q3, juntando-se a Alonso no top 10. É a nona vez desta temporada que os dois monolugares alcançam a Q3.

 


Os dois pilotos estiveram sincronizados ao longo das qualificações, passando para a Q2 e depois para a Q3, separados, respetivamente, por 0''054 e 0''191.

 


Ocon conduziu com pneus macios usados na sua primeira tentativa em Q3, ao passo que Alonso optou por pneus novos. A sua volta - de 1'18''939 - permitiu-lhe registar o nono melhor tempo.

 

 

Ocon terminou, em seguida, uma volta em 1'19''010 com pneus novos, o que lhe permitiu ocupar o décimo lugar.

 


O Grande Prémio, composto por 71 voltas, terá início amanhã às 14 horas locais.

 


Esteban Ocon – P10 / 1'19''010: «O Alonso e eu no top 10, que é sempre o nosso objetivo mínimo, é a prova de que alcançamos um bom resultado conjunto para a equipa nestas qualificações. Hoje conseguimos maximizar o potencial do veículo, pese embora considere que haveria um pouco mais a alcançar na Q3 após as sólidas Q1 e Q2. Todavia, estamos muito próximos uns dos outros e estamos a lutar pelos pontos. Estamos cientes de que amanhã será uma batalha muito renhida. Temos de estar na nossa melhor forma enquanto equipa para sair daqui com uma boa pontuação. Mas sei que estamos aptos a enfrentar todas as eventualidades.»

 

 

Fernando Alonso – P9 / 1'18''939: «O dia de hoje revelou-se um pouco mais difícil do que o previsto, mas estamos, ainda assim, satisfeitos por arrancarmos a partir da nona posição na grelha de partida da corrida de amanhã. É bom estar no lado certo da grelha, mesmo atrás do Lando [Norris]. De um modo geral, não me senti muito rápido e sofri com o equilíbrio do veículo. Tendo registado o décimo melhor tempo na Q2, considero que o nono lugar era, razoavelmente, o melhor que poderíamos esperar hoje. Devido a temperaturas e a uma altitude que não encontramos noutro lugar, aqui nada é um dado adquirido. O mesmo acontece para todos os outros e daremos o nosso melhor para obter pontos ao cruzar a bandeira axadrezada.»

 

 

Alan Permane, Diretor Desportivo: «À primeira vista, pensávamos poder fazer ligeiramente melhor do que um nono e décimo lugares nas qualificações. Apesar disso, também temos aspetos positivos, pois ambos os nossos veículos estão de volta à Q3 e, mais importante ainda, estamos bem posicionados no âmbito da nossa batalha no campeonato. O Ocon progrediu bem em relação aos Treinos Livres 3, que se realizaram no início do dia, alcançando a Q3 e mostrando que se recompôs bem da deceção do passado fim de semana. Decidimos fazer o Alonso partir no meio da sessão em Q3 numa pista clara e acho que resultou bem para ele. A corrida de amanhã será um enorme desafio - como sempre neste circuito - uma vez que é exigente para os travões, o grupo motopropulsor e os sistemas de refrigeração. Acima de tudo, temos de ver a bandeira axadrezada, e iremos contar com o ritmo de corrida dos nossos dois pilotos para consolidar a nossa posição no campeonato.»