1 de outubro de 2022

A BWT Alpine F1 Team terminou as qualificações do Grande Prémio de Singapura com um monolugar na quinta posição – o de Fernando Alonso – e outro na décima oitava – o de Esteban Ocon. Este foi o resultado obtido após uma sessão complicada por uma pista agreste, sob as luzes de Marina Bay.


O sensacional desempenho de Alonso na Q3 permitiu-lhe passar rapidamente para um lugar na primeira linha, graças a uma volta concluída em 1'49''966 que acabou por lhe conceder o quinto lugar na grelha. Alonso subiu por duas vezes ao topo da hierarquia ao assimilar na perfeição as condições agrestes enfrentadas numa terceira e última fase de qualificação empolgante.


Na sequência dos intensos aguaceiros que caíram na cidade no início do dia e que encurtam os Treinos Livres 3 em 30 minutos, a pista permaneceu húmida durante toda a tarde, sem dar quaisquer sinais de uma secagem rápida.


Ocon não teve êxito e terminou a Q1 na décima oitava posição, após ter conduzido com pneus intermédios durante toda a sessão. Alonso registou o nono melhor tempo antes de se qualificar para a terceira fase na quinta posição, sempre com pneus intermédios.


Para a Q3, a maioria do pelotão colocou pneus macios pela primeira vez do dia, com uma pista finalmente a secar. Alonso foi melhorando volta após volta, com uma volta registada em 1'52''520 antes de passar para 1'49''966. Foi o bastante para se qualificar na quinta posição.

 


Esteban Ocon – P18 / 1'56''337: «Pela parte que me toca, foi uma qualificação difícil e estou dececionado por ter saído desde a Q1, pois temos tido um bom ritmo desde o início do fim de semana. Senti um problema com os travões, o que estragou a nossa sessão de hoje. O lado positivo é que o veículo é competitivo e o objetivo é, agora, tirar o máximo partido dele para abrir um caminho para a obtenção de pontos amanhã. Aqui é difícil ultrapassar mas, como sempre, faremos de tudo para alcançar um bom resultado global.»


Fernando Alonso – P5 / 1'49''966: «Ter entrado hoje no top 5 é um excelente resultado. Considero que conseguimos tirar proveito das condições complicadas. Com uma pista que está sempre a mudar, é preciso prever o grau de aderência da próxima curva. Tinha confiança no veículo, o que é essencial num circuito urbano como este, e isso ajudou-me a perceber as condições e a saber quando era necessário passar para os pneus slick. Espero que amanhã a corrida seja mais fácil, mas veremos o que a meteorologia nos reserva. Estamos a apenas dois lugares do pódio, pelo que, se permanecermos concentrados e tivermos uma boa partida, estaremos numa boa posição.»


Alan Permane, Diretor Desportivo: «Com o Alonso na quinta posição e Ocon na décima oitava, temos um misto de sentimentos face às qualificações de hoje. O Alonso realizou uma sessão exemplar e fez um trabalho fantástico a todos os níveis para obter um resultado sólido. Creio que teria sido possível conseguir ainda melhor, mas ele deu o seu máximo e colocou-se numa excelente posição para a corrida de amanhã. O Ocon comunicou-nos um problema com os travões na sua segunda tentativa, na altura em que a pista começava a secar. Iremos averiguar o que se passou. Uma sessão de qualificação que é iniciada numa pista húmida que vai secando representa sempre um grande desafio. Os créditos por esta sessão límpida e bem gerida são de toda a equipa. Amanhã iremos empenhar-nos ao máximo para alcançar bastantes pontos com o Alonso e, apesar de sabermos que será difícil para o Ocon devido à dificuldade de ultrapassagem aqui, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que entre também na luta.»