4 de março de 2023

A BWT Alpine F1 Team classificou-se em nono lugar com Esteban Ocon e em vigésimo com Pierre Gasly nas primeiras qualificações da temporada de 2023 do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1 no Circuito Internacional do Bahrein.

 


Ocon alcançou a Q3 graças ao excelente domínio nas qualificações. Em décimo segundo na Q1 e em nono na Q2, registou, em seguida, um esforço de 1’30’’984, o suficiente para ocupar a nona posição de entre os candidatos aos pontos para as cinquenta e sete voltas do Grande Prémio do Bahrein.

 

 

Apesar da potência crescente ao volante do A523, Gasly não teve sucesso, sendo eliminado na Q1. A sua segunda tentativa foi eliminada por ter excedido os limites da pista, quando ocupava o décimo sétimo lugar após a sua primeira volta rápida.

 


O início do espetáculo da temporada de 2023 terá lugar este domingo, às 18 horas locais.

 

 

Esteban Ocon, 9.º, em 1’30’’984: «Foi bom estar finalmente em pista para extrair verdadeiramente o máximo do veículo e ver do que este é capaz e em que pé nos encontramos. Alcançar a Q3 é uma boa forma de iniciar a nossa campanha. Estamos satisfeitos com os progressos que realizámos desde os treinos de pré-temporada e senti que este ano o veículo estava no seu melhor até ao momento. Os adversários que enfrentamos são rápidos e temos muito trabalho pela frente, mas possuímos um veículo com hipóteses de pontuar e este será o nosso objetivo nesta primeira corrida da temporada.»

 

 

Pierre Gasly, 20.º, em 1’32’’181: «Obviamente, este não foi o início de temporada que pretendíamos, com esta eliminação na Q1. No entanto, isto significa que temos tudo a ganhar na corrida amanhã e estou convicto que ainda conseguiremos obter pontos este fim de semana. Infelizmente, não me senti de todo em harmonia com o veículo e estivemos bastante aquém do nosso verdadeiro nível. Será necessário continuar a trabalhar de forma a compreender o monolugar e estou confiante de que voltaremos mais fortes na próxima sessão de qualificações. Estou concentrado na corrida de amanhã e estou verdadeiramente ansioso por realizá-la e dar o meu máximo.»

 

 

Alan Permane, Diretor Desportivo: «Em termos globais, estas primeiras qualificações deixam-nos com sentimentos contraditórios, com o nono lugar de Ocon e a vigésima posição de Gasly. De um modo geral, isto não corresponde aos nossos objetivos e, evidentemente, temos de introduzir melhorias para nos qualificarmos muito mais acima nas próximas corridas. É claro que Gasly ficou dececionado por ter saído na Q1. Temos muitos aspetos a estudar de modo a compreender o que se passou com ele, pois o veículo tinha claramente mais ritmo. O Ocon fez um excelente trabalho com três sessões fluídas, apesar de, ao analisar os registos de tempos, hoje provavelmente merecêssemos estar em nono. Estamos indubitavelmente preparados para amanhã, pois as nossas voltas realizadas com bastante gasolina correram bem, quer nos testes de pré-temporada quer nos Treinos Livres 2 de ontem. O Gasly poderá passar do fundo para a frente da grelha, tendo em conta que esta corrida tendencialmente oferece muitas oportunidades de ultrapassagem. Quanto a Ocon, ele já está provou estar em forma e não há qualquer razão para que não consigamos partir daqui com excelentes pontos.»