21 de outubro de 2022

Esta sexta feira, a BWT Alpine F1 Team teve um dia de treinos produtivo para o Grande Prémio dos Estados Unidos, que se realizará com lotação esgotada no domingo, no Circuito das Américas de Austin, no Texas.

 

 

Alonso terminou a primeira sessão de treinos livres em sexto lugar com um melhor tempo de 1'37''713. Ocon, que utilizou um capacete especial inspirado no Homem Aranha, terminou em décimo primeiro, com uma volta completada em 1'38''102.

 

 

Ocon conduziu com um novo piso do veículo, cujas extremidades foram alteradas. Alonso deverá utilizar a mesma especificação no próximo fim de semana, no México.

 

 

A segunda sessão de treinos livres foi alargada em 30 minutos, para que as equipas pudessem experimentar um protótipo de pneus Pirelli. Os dois pilotos completaram 26 voltas no âmbito da recolha de dados para 2023 da Pirelli.

 

 

Amanhã, a terceira sessão de treinos livres terá início às 14 horas locais e as qualificações às 17h00.

 

 

Esteban Ocon: «É agradável estar de volta a Austin e pilotar no Circuito das Américas. É uma pista de que gosto muito. Foi uma sexta-feira invulgar para todos, pois apenas tivemos a primeira sessão de treinos livres para trabalhar nas nossas configurações com os pneus deste ano. Por isso, o dia revelou-se relativamente curto para nós. No entanto, foi interessante testar os pneus do próximo ano durante os Treinos Livres 2, bem como os novos aquecedores de pneus e muitas outras coisas com as quais iremos trabalhar em 2023. Iremos estudar atentamente os dados recolhidos nas duas sessões e analisar quais as configurações que poderemos adotar amanhã.»

 

 

Fernando Alonso: «Para nós foi uma boa sexta-feira, durante a qual pudemos analisar o programa de treinos previsto. Continuaremos a nossa análise esta noite e amanhã, nos Treinos Livres 3, para estarmos nas melhores condições possíveis para as qualificações. Também realizámos os testes de pneus Pirelli esta tarde e esperamos que nos permitam recolher muitíssimos dados. É fantástico estar de volta perante os adeptos aqui em Austin. Estamos ansiosos por lutar nas qualificações de amanhã.»

 

 

Ciaron Pilbeam, Engenheiro-chefe de corrida: «Este dia aqui em Austin decorreu sem percalços, com duas sessões de treinos livres bem realizadas. Tivemos de integrar coisas que não faziam parte do nosso programa habitual nos Treinos Livres 1, pois a segunda sessão foi dedicada aos testes de protótipos de pneus Pirelli. A primeira sessão decorreu bem. O Ocon utilizou o novo piso do veículo, que funcionou conforme previsto e em conformidade com o que tínhamos visto na nossa preparação. Apesar de uma parte da pista ter sido renovada desde o ano passado, esta ainda se encontra rugosa em certos locais, mas o nosso veículo parece conseguir enfrentar bem estas condições. Temos uma boa base de trabalho para o resto do fim de semana e agora iremos debruçar-nos sobre o nosso programa habitual de sexta-feira à noite, nomeadamente, a preparação para as qualificações de amanhã, em que tentaremos melhorar ainda mais.»