26 de agosto de 2022

Depois da pausa estival na Fórmula 1, aBWT Alpine F1 Team iniciou a competição a Spa-Francorchamps, em condições imitadas este fim de semana, para o Grande Prémio da Bélgica.

 


Fernando Alonso terminou em 7º lugar e Esteban Ocon em 16º, no fim de uma dia marcado por chuva intermitente, que se abateu neste longo circuito de 7,004 km situado a floresta de Ardennes.

 


Os dois pilotos puderam beneficiar de pequenas melhorias aportadas na A522, com atualizações ao nível das aberturas dos travões traseiros e das extremidades do piso.

 

A primeira sessão de treinos livres de Ocon foi interrompida por um problema no eixo de transmissão, que teve que ser mudado para os Treinos Livres 2.

 

Os dois pilotos tiveram, em contrapartida, uma segunda sessão produtiva, apesar de uma aguaceiro que os impediu de chegar a um tempo significativo nos últimos 10 minutos. Alonso concluiu o dia na sétima posição, com um tempo de 1'46''975 e Ocon em 16º, com uma volta de 1'47''944.

 

Esteban Ocon: « É formidável estar de novo no veículo depois de uma pausa estival e é sempre uma sensação agradável conduzir neste clássico circuito. No que diz respeito à nossa sexta-feira, esta não foi nada simples. Deparamo-nos com problemas no eixo de transmissão, no inicio dos Treinos Livres 1, o que nos levou a perder grande parte da sessão. Depois os Treinos Livres 2 foram perturbados pelo clima, portanto não conseguimos, de facto, passar em revista o nosso programa, de forma fluída. No geral, ainda há trabalho a fazer, mas recolhemos dados suficientes para analisar hoje. Há muito ainda a fazer. »

 

Fernando Alonso : « Em primeiro lugar, é bom estar de volta! Conduzir um Fórmula 1 em Spa-Francorchamps traz sempre adrenalina, pelo que foi uma sexta-feira agradável. As alteração no circuito não altera significativamente a situação, oferecendo, acima de tudo, escapatórias mais seguras. Não tivemos condições meteorológicas estáveis para testar os pneus, pelo que ainda existem alguns elementos a verificar amanhã aquando dos Treinos Livres 3. O veículo é, aqui, de agradável condução, pelo que esperamos ser de novo competitivos este fim de semana».

 

Pat Fry, Diretor Técnico: « As duas sessões de hoje foram perturbadas pelo tempo, o que complicou os planos da equipa no terreno. Tendo em conta as condições, o que podemos dizer é que as nossas evoluções funcionaram como previsto e os nossos tempos parecem promissores. Esta manhã, Ocon teve um problema, que avaliamos e compreendemos. Isto não deveria afetar-nos no resto do fim de semana. Optamos igualmente por uma mudança completa da Power Unit no veículo de Ocon, como o fizeram algumas outras equipas: o comprimento da pista e a sua configuração a minimizar o seu incidente. A probabilidade de chuva era muito diminuta para o resto do fim de semana, estamos ansiosos por um sábado e domingo mais clássicos.»