31 de março de 2023

Esta sexta-feira, a BWT Alpine F1 Team iniciou o fim de semana do Grande Prémio da Austrália em condições mistas, com uma condução fortemente reduzida nas duas primeiras sessões de treinos livres no Circuit de Albert Park de Melbourne.

 

 

Esteban Ocon classificou-se em sexto e Pierre Gasly em décimo neste primeiro dia de familiarização destes dois pilotos com o circuito de 5,278 km. Este ano o circuito integra uma zona DRS adicional na secção rápida entre as curvas 8 e 9.

 

 

No entanto, ambas as sessões foram fortemente perturbadas e a ação em pista ficou limitada a apenas 66 voltas concluídas pelos dois pilotos. Nos TL1, a bandeira vermelha esteve levantada durante dez minutos devido a um problema relacionado com o sistema GPS, seguindo-se uma chuva miudinha a afetar o programa habitual da equipa nos TL2. Ocon e Gasly concluíram algumas voltas com pneus médios e duros, antes de uma volta com pneus intermédios quando caíram as primeiras gotas a meio da sessão.

 

 

Agendados para amanhã às 12h30, os Treinos Livres 3 serão extremamente importantes para finalizar as configurações dos veículos antes das qualificações às 16 horas locais.

 

 

Esteban Ocon: «É sempre agradável voltar a assumir o volante em Melbourne, apesar de ser razoável afirmar que foi uma sexta-feira difícil para todos. Após algumas boas voltas com pneus duros, os TL1 foram interrompidos com um problema de GPS que afetou toda a grelha e tornou a condução com pneus macios muito difícil. O tráfego estava intenso e o agitar da bandeira vermelha não tardou. Depois disso, a tarde permitiu-nos fazer uma boa corrida até começar a chover em pista, o que impossibilitou a utilização de pneus slick quando as qualificações e a corrida deveriam ser disputadas em piso seco. Cabe-nos tirar o máximo partido destes ensinamentos limitados que recolhemos para o dia de amanhã e para o Grande Prémio de domingo.»

 

 

Pierre Gasly: «Foi uma sexta-feira razoável e estou satisfeito com a condução que conseguimos realizar. Não foi um dia fluido em pista entre a bandeira vermelha da primeira sessão e a chuva da segunda, pelo que temos ainda muito trabalho pela frente antes de amanhã e teremos de ser decisivos nas configurações do veículo. Senti-me bem ao volante e creio que estamos bem posicionados para o que nos espera o resto do fim de semana. O tempo prevê-se seco para sábado e domingo, pelo que temos de maximizar os Treinos Livres 3 para estarmos numa boa posição para as qualificações de amanhã à tarde.»

 

Pat Fry, Diretor Técnico: « A condução de hoje foi severamente perturbada pelas bandeiras vermelhas nos TL1 e a chuva nos TL2. Isto significa que o nosso programa foi afetado e que os nossos dados acerca das configurações do veículo e do comportamento dos pneus com diferentes cargas de gasolina são inferiores ao habitual. Todavia, acontece o mesmo com todas as equipas. Amanhã à tarde, os Treinos Livres 3 serão uma sessão crucial para aperfeiçoar os monolugares. Tendo em conta as interrupções de hoje, cada volta nos treinos será importante e teremos de maximizar o nosso tempo em pista e os ensinamentos que recolhemos durante esta sessão.»