22 de julho de 2022

Foi sob o sol escaldante do sul de França e com um dia de treinos sem percalços que a BWT Alpine F1 Team iniciou hoje o seu fim de semana do Grande Prémio em casa, no Circuito Paul Ricard.

 

Fernando Alonso terminou o dia no décimo primeiro lugar, ao passo que o herói local Esteban Ocon (que participa no seu terceiro Grande Prémio de Fórmula 1 em França) terminou em décimo oitavo lugar. Para esta corrida em casa, Ocon correu com um capacete especial concebido por William, um jovem britânico de 12 anos.

 

Os dois pilotos correram com pneus C4 (macios) nos Treinos Livres 1, com Ocon a terminar em décimo terceiro lugar e Alonso em décimo quinto, tendo depois passado para pneus médios (C3) nos treinos Livres 2. A equipa testou também as mais recentes melhorias introduzidas no A522 - nomeadamente, um novo piso do veículo - nas duas sessões de treinos livres dos dois veículos.

 

A equipa está agora concentrada na última sessão de treinos livres de amanhã, antes das qualificações agendadas para as 16 horas locais.

 

Esteban Ocon: «Em primeiro lugar, quero destacar o quão é agradável voltar a correr em França, diante o público local. Não há nada melhor do que correr em casa e é uma sensação formidável conduzir no circuito Paul Ricard como piloto francês e ver já tantos fãs desde sexta-feira. Quanto às sessões de hoje, testámos várias coisas em ambos os veículos. Tínhamos como objetivo recolher um amplo leque de dados. Testámos pneus com borracha macia e média, conduzimos com níveis de combustível elevado e baixo e agora temos uma boa leitura das informações para nos permitir efetuar os ajustes adequados no veículo para amanhã. Não há dúvida que ainda está muito por vir...»

 

Fernando Alonso: «Foi uma sexta-feira difícil para nós, sobretudo devido às temperaturas extremamente elevadas que se fazem sentir atualmente em França. Tentámos adaptar o veículo o melhor que podíamos face a estas temperaturas altas e concentrámo-nos na gestão dos pneus e no arrefecimento durante as duas sessões de treinos. Não estamos completamente satisfeitos com o equilíbrio do veículo até ao momento e iremos estudar eventuais alterações durante esta noite. Estou convicto que conseguiremos melhorar algumas coisas e que estaremos em boas condições para as qualificações de amanhã, diante do nosso público.»

 

Pat Fry, Diretor de Tecnologia: «Hoje foi um dia de treinos livres sem percalços para nós, neste primeiro dia do Grande Prémio da equipa em casa. As condições estiveram extremamente quentes, com uma sexta-feira que talvez tenha sido a mais quente da temporada até ao momento em termos de temperatura ambiente, a que se juntaram alguns outros desafios. Mas iremos ultrapassá-los para elevar o nosso nível de desempenho. Introduzimos algumas melhorias para esta corrida e que foram utilizadas pelos nossos dois pilotos nas duas sessões do dia. Funcionaram conforme previsto e, como sempre, iremos analisar os dados recolhidos antes do resto do fim de semana. Amanhã iremos introduzir outra melhoria no veículo, o que nos deverá proporcionar um aumento de desempenho. Os dois pilotos enfrentaram as mesmas dificuldades de equilíbrio aqui e, claramente, não estamos onde pretendemos estar em relação aos nossos rivais. Em suma, os nossos pilotos forneceram-nos informações idênticas, o que nos proporciona um rumo claro e comum no que respeita às melhorias a introduzir com vista às qualificações e estou convicto que os respetivos registos de tempo irão refletir melhor o nosso nível de desempenho.»