18 de junho de 2022

O tempo registado por Alonso na sua última tentativa em Q3 – 1’21’’944 – conferiu-lhe uma posição na linha da frente da grelha pela primeira vez nos últimos dez anos. A anterior tinha sido alcançada no Grande Prémio da Alemanha em 2012. Alonso estava em forma no sábado, tendo já terminado, no início desse dia, em primeiro lugar na terceira sessão de treinos livres para a preparação das qualificações.

 

Ocon irá ocupar a quarta posição na linha de grelha amanhã, graças a uma volta de 1’23’’529 que lhe conferiu o sétimo lugar.

 

Alonso e Ocon utilizaram pneus de chuva na Q1 e entraram confortavelmente na Q2, ao terminar, respetivamente, em segundo com 1’32’’277 e em sexto com 1’33’’012.

 

Com a pista a secar, os dois pilotos colocaram pneus intermédios desde o início da Q2, antes do brandir da bandeira vermelha para libertar o Red Bull de Sergio Perez, que se despistou na curva 3. Uma vez mais, Alonso passou à etapa seguinte ao registar o segundo melhor tempo, enquanto Ocon terminou em oitavo lugar.

 

Na Q3, começou a desenhar-se um percurso seco em pista, o que levou a várias discussões no sentido de saber se seria mais sensato passar para pneus slick ou manter os intermédios. Alonso – com os pneus intermédios com marcação verde – continuou a manter-se nas primeiras três posições, acabando em segundo lugar com um tempo inferior a 1’22. Quanto a Ocon, terminou a sessão cindo lugares abaixo.

 

Com 70 voltas, o Grande Prémio iniciará amanhã às 14 horas locais.

 

Esteban Ocon/P7 – 1’23’’529:

 

«Em primeiro lugar, hoje estou feliz pela equipa e pelo Alonso. Até ao momento, tem realizado um fim de semana muito sólido e merece partir na linha da frente. Quanto a mim, estou ligeiramente dececionado, pois provavelmente poderia ter havido uma melhor prestação face às condições. Não conseguimos extrair todo o nosso potencial de desempenho e sinto que estive um pouco aquém do ritmo este fim de semana. Como sempre, continuaremos a trabalhar arduamente com os engenheiros no sentido de encontrarmos até o mais pequeno pormenor possível de melhorar. Apesar de tudo, os nossos dois monolugares estarão bem posicionados na grelha amanhã. Isto deverá permitir-nos marcar bons pontos para a equipa, que é o que mais importa»

 

Fernando Alonso/P2 – 1’21’’944:

 

«Obter o segundo lugar é um resultado incrível para nós. Estou muito contente. Era impossível saber os níveis de aderência em cada volta naquelas condições, o que dificultou a tarefa ainda mais. No final, apesar de este lugar na linha da frente ser um pouco inesperado, será bastante agradável ocupar esse lugar amanhã. Veremos se conseguiremos lutar com o Max [Verstappen] na primeira curva. No entanto, o nosso objetivo principal será obter bons pontos. A equipa merece ser enormemente felicitada. Trabalharam arduamente nas evoluções e este resultado é a prova disso. Será uma corrida longa, disputada em condições bastante diferentes, mas estou confiante. Veremos o que conseguiremos fazer.»

 

Otmar Szafnauer, Team Principal:

 

«Podemos estar satisfeitos com os esforços que envidámos hoje, pois os nossos veículos conseguirão obter bons resultados em corrida. Há que felicitar Alonso pelo seu segundo lugar nas qualificações. Ele conduziu de forma soberba durante todo o fim de semana e agora está totalmente concentrado em realizar uma boa corrida para garantir bons pontos para a equipa. Na Fórmula 1, cada vez que chove dá aso não só a situações dramáticas como a grandes oportunidades. Tanto a equipa como os nossos dois pilotos realizaram um excelente trabalho, executando na perfeição o plano implementado para as três fases das qualificações, garantindo que os veículos permanecem em pista no momento certo com os pneus certos para lutarem pelas melhores posições na grelha. Hoje conseguimo-lo com Alonso na linha da frente e Ocon em sétimo lugar. Amanhã teremos de nos manter concentrados na corrida, implementar uma estratégia sensata e colocar-nos numa posição que nos permita terminar a corrida com os dois veículos bem posicionados na pontuação.»