20 de maio de 2022

A BWT Alpine F1 Team iniciou os seus preparativos para o Grande Prémio de Espanha com um ótimo dia de treinos no Circuito de Barcelona-Catalunha, no fim do qual Fernando Alonso, um filho da terra, e Esteban Ocon alcançaram o top dez.

 

Após o ambiente vibrante de Miami, a Fórmula 1 encontrou um ambiente mais familiar em Barcelona, palco dos treinos de pré-temporada e das primeiras voltas do A522 em meados de fevereiro. Todavia, as temperaturas estiveram mais altas do que no inverno, com um termómetro a ultrapassar os 30 °C no ar e os 42 °C na pista.

 

Os dois pilotos realizaram um programa profícuo, com vista a procurar as melhores configurações no longo traçado de 4,6 km. Alonso terminou no sexto lugar dos Treinos Livres 2 com 1’20’’203 e cinquenta voltas na sua carteira. Paralelamente, Ocon ocupou o nono lugar com 1’20’’745 e cinquenta e três voltas registadas.

 

Prevê-se que as condições meteorológicas permaneçam secas e quentes amanhã em Barcelona, com os Treinos Livres 3 a partir das 12 horas locais, seguindo-se as qualificações a partir das 15h00.

 

Esteban Ocon:

 

« É fantástico estar de volta a Barcelona. É agradável sentir em que medida o veículo está diferente desde as nossas primeiras voltas aqui nos treinos de inverno. Não há dúvida de que progrediu na direção certa e noto uma diferença significativa. Atualmente, parecemos estar em condições de aspirar alcançar o top dez, o que é sempre positivo para uma sexta-feira. No entanto, ainda há trabalho por fazer. Após as duas sessões do dia, sabemos onde devemos concentrar os nossos esforços para ficarmos bem posicionados no sábado. Em geral, foi um dia sólido de recolha de dados e temos agora de redobrar os esforços esta noite para garantir que estaremos na nossa melhor forma amanhã nas qualificações.»

 

Fernando Alonso:

 

«Foi uma boa sexta-feira para nós. Após os treinos de inverno realizados em fevereiro, tínhamos de efetuar testes face às alterações significativas a que o veículo foi sujeito entretanto. Tentámos avaliar determinados aspetos e realizar os nossos trabalhos clássicos de análise dos pneus. Recolhemos dados úteis, mas é evidente que temos de melhorar ainda mais o monolugar até amanhã. O equilíbrio não está perfeito, pelo que há ainda trabalhos a realizar esta noite para estarmos o mais bem preparados possível para as qualificações. Adorei ver as tribunas lotadas e espero que possamos proporcionar um bom espetáculo amanhã.»

 

Pat Fry, Diretor de Tecnologia:

 

«Hoje foi uma sexta-feira de treinos relativamente clássica e sem problemas, pois terminámos o nosso programa misturando corridas curtas e longas. Parecemos razoavelmente competitivos nas voltas, como o temos sido recentemente, mas concentrámo-nos na realização de experimentações destinadas a melhorar o nosso ritmo nas corridas longas e temos muitos dados para estudar esta noite. É atualmente um domínio-chave para nós e tentamos coisas diferentes para progredir ainda mais. Os progressos que alcançámos nesta corrida são relativamente pequenos, mas todos eles contam e funcionam bem e, até ao momento, deixaram-nos satisfeitos este fim de semana. »