9 de maio de 2022

Alonso teve um excelente arranque, tendo conseguido subir para a oitava posição no início da corrida. Após uma paragem para colocar pneus rígidos na décima quinta volta, o espanhol estava lançado para a obtenção de pontos antes de uma colisão na primeira curva com Pierre Gasly, que lhe valeu uma penalização de tempo. Alonso conseguiu aumentar a distância num sprint final para cruzar a linha de chegada na oitava posição e perder apenas um lugar, mas uma segunda penalização de cinco segundos devido a uma outra infração afastou-o da pontuação.

 

Alonso teve uma boa partida, subindo de posição rapidamente desde o início da corrida para a oitava posição. Após uma paragem na 15.ª volta para colocar pneus rígidos, o espanhol lançou-se para se posicionar no top 10 até uma colisão com Pierre Gasly na primeira volta lhe valer esta penalização. No entanto, Alonso conseguiu aumentar a distância nas últimas voltas deste Grande Prémio, para cruzar a linha de chegada na oitava posição, antes de recuar um lugar após a aplicação da penalização de tempo.

 

Já Ocon, teve uma primeira prova longa e paciente com pneus rígidos, na esperança de que um veículo de segurança fosse forçado a entrar em pista. Foi o que aconteceu na 40.ª volta, na sequência de uma colisão entre Pierre Gasly e Lando Norris. O francês entrou então na pit box para colocar pneus novos, sem que tal afetasse a sua posição em pista. Teve novamente de provar a sua paciência nas últimas fases. Por fim, tirou partido da colisão entre Mick Schumacher e Sebastian Vettel para passar para o nono lugar, aliás, o oitavo, tendo em conta a penalização aplicada a Alonso. Hoje, acabou por ganhar 12 posições.

 

Esteban Ocon – Partida: 20.º/Chegada: 8.º

 

«Que corrida! Agradeço imenso à equipa por todo o trabalho realizado durante a noite para restaurar um veículo bastante danificado após o grande acidente que sofri nos treinos livres de sábado. Eles são os verdadeiros heróis do fim de semana. Para mim é fantástico ter obtido pontos, tendo em conta que tinha iniciado no fim da grelha. Saio feliz, após o dia muito difícil de ontem. O veículo e a estratégia foram excelentes, a corrida foi bem gerida e terminámos em beleza o primeiro Grande Prémio de Miami da história. Cabe-nos agora manter este impulso ao voltarmos para a Europa para a próxima volta. »

 

Fernando Alonso – Partida: 11.º/Chegada: 12.º

 

«Fiz boas ultrapassagens na partida, para ganhar algumas posições. Tivemos pouca sorte com o timing do veículo de segurança, ao passo que outros beneficiaram grandemente. Se tal não tivesse ocorrido, provavelmente teríamos estado a lutar pelo sétimo ou o oitavo lugar. Em seguida, cometi o erro de tentar ultrapassar o Pierre [Gasly]. A culpa foi minha e lamento. Em geral, creio que o nosso ritmo de corrida foi bom. Também havia imenso calor e humidade, o que dificultou bastante a nível físico. Hoje acho ganhámos os pontos que merecemos.»

 

Laurent Rossi, CEO da Alpine:

 

«Estamos satisfeitos com a nossa corrida, pois é o fruto dos enormes esforços que desenvolvemos para tentar salvar o nosso fim de semana. Saímos de Miami com pontos, o que é importante após a deceção que tivemos em Imola. Grande parte do mérito é de Ocon, que teve uma corrida bastante sólida que o viu subir desde o fundo da grelha até ao oitavo lugar. Mas tal não teria sido possível sem o trabalho excecional da sua equipa, que lhe preparou um novo chassis após o incidente de ontem. O facto de termos ganho pontos parece-me uma recompensa justa pelos esforços de cada um de nós. O Alonso também teve uma corrida sólida, em especial na partida, demonstrando a sua capacidade para alcançar pontos. Miami mostrou-se um excelente evento, quer dentro ou fora da pista, pelo que quero felicitar todos os membros da equipa pelo trabalho realizado este fim de semana. Temos de nos apoiar nos nossos pontos fortes e agora aguardar por Barcelona, que irá assinalar o nosso regresso a terrenos que nos são mais familiares. Estamos ansiosos por tentar prosseguir a nossa série de obtenção de pontos nas futuras corridas.»