10 de abril de 2022

No top dez de cada corrida desde o início do ano, Ocon ocupa o sétimo lugar no Campeonato de Pilotos, ao passo que a equipa está agora em quinto lugar no Campeonato de Construtores Ocon teve uma corrida sólida e regular, sendo o sétimo a passar pela bandeira axadrezada depois de ter partido na oitava posição, graças à estratégia de uma única passagem pela pit stop para troca de pneus médios para rígidos na 17.ª volta. Após um grande esforço dos mecânicos para preparar o A522 n.º 14, Alonso optou pela estratégia contrária, em que passou dos rígidos para os médios, o que pareceu promissor a meio da corrida deste Grande Prémio de 58 voltas. Todavia, a entrada do carro de segurança num momento inoportuno, no seguimento de um incidente na 24.ª volta, fez desvanecer a esperança da obtenção de pontuação. Alonso passou pela pit-stop na 39.ª volta sob o regime do carro de segurança virtual e, posteriormente, face ao desgaste dos pneus médios, foi forçado a lá voltar na 53.ª passagem. A equipa está agora concentrada em Imola, que ocorrerá dentro de duas semanas, com o objetivo de consolidar este bom início de campanha de 2022.

 

Esteban Ocon/Partida : 8.º – Chegada : 7.º

 

« Terminamos este fim de semana inundados de sentimentos contraditórios. É claro que terminar na sétima posição é um bom resultado, sobretudo após este fim de semana difícil para mim. Ontem claramente não foi o nosso melhor dia e isso teve impacto sobre a nossa prestação no Grande Prémio. Por isso, temos muitos ensinamentos a recolher com a equipa destes últimos dois dias, pois sabemos que há ainda mais potencial por desbloquear. De um modo mais geral, pontuei nas três corridas disputadas até ao momento e saio da Austrália satisfeito com o meu início de temporada. Quero alcançar mais e estou ansioso pela próxima corrida. »

 

Fernando Alonso. Partida : 10.º – Chegada : 17.º

 

« Sendo totalmente honesto, estou irritado com este fim de semana. É-me difícil aceitar este resultado e a pouca sorte que tivemos na Arábia Saudita e outra vez aqui em Melbourne. Hoje podíamos aspirar o sexto lugar, até mesmo o pódio, antes do problema com que nos deparámos ontem na classificação. A nossa estratégia era a correta e o veículo estava a ter um bom desempenho com pneus rígidos. Havia ritmo face aos nossos rivais diretos, que arrancaram com pneus médios, mas o carro de segurança restringiu as posições, o que acabou com as nossas esperanças. Hoje foi difícil efetuar ultrapassagens, sobretudo neste pelotão em que todos podiam utilizar o DRS no final da corrida. Por isso, desgastámos os nossos pneus médios e formos forçados a parar novamente. Restam vinte e quatro corridas por disputar e espero que a sorte nos sorria durante o resto da temporada ! » Laurent Rossi, CEO da Alpine : « De um modo geral, estamos desiludidos com o nosso resultado de hoje. Em última análise, também é um bom sinal não estarmos satisfeitos, pois prova até que ponto progredimos enquanto equipa. Sabemos que tínhamos a velocidade e o potencial para obter um resultado muito melhor com os dois veículos, mas neste fim de semana a sorte não esteve do nosso lado. É difícil ultrapassar nesta pista, sobretudo se a compararmos com as duas primeiras visitadas nesta temporada, e estávamos cientes de que o resultado das qualificações de sábado iria influenciar largamente o resultado da nossa corrida. Arrancando do oitavo e do décimo lugares, é sempre complicado subir as posições. Após um arranque promissor, o carro de segurança penalizou particularmente Alonso, que estava a gerir bem uma estratégia discreta mas eficaz de uma partida com pneus rígidos para em seguida passar para pneus médios. No geral, mostrámos que somos competitivos e iremos continuar a progredir com a excelente base de que dispomos, na qual iremos introduzir algumas melhorias para as próximas corridas para continuarmos a lutar pelo topo da linha de grelha. Para o efeito, iremos trabalhar na nossa consistência de forma a colocar ambos os veículos nos pontos necessários. Estou certo de que todas as pessoas em Enstone e Viry irão continuar a trabalhar arduamente com vista a fazer evoluir merecidamente esta equipa. Estamos agora concentrados na próxima etapa e no nosso regresso à Europa, em Imola. A nossa equipa está verdadeiramente na equação e cabe-nos a nós agora manter um nível de motivação bastante elevado na luta deste campeonato. »