A BWT Alpine F1 Team orgulha-se de anunciar que a Federação Internacional do Automóvel acaba de lhe atribuir o selo de três estrelas do seu programa de acreditação ambiental pelas suas instalações de Enstone e de Viry Châtillon.

 

 

O programa de acreditação ambiental da FIA visa ajudar os operadores do desporto automóvel e da mobilidade de todo o mundo a medir e melhorar os seus desempenhos ambientais.

 

 

O desempenho ambiental da equipa foi examinado por ocasião de uma auditoria oficial realizada em dezembro do ano passado, nas instalações de Enstone. As instalações de Viry-Châtillon, já possuidoras da certificação ISO 14001, beneficiaram de uma auditoria à distância. Neste âmbito, a FIA analisou as boas práticas da escuderia em domínios como o consumo de energia, a biodiversidade e as emissões globais de carbono.

 

 

A atribuição do nível mais elevado de acreditação ambiental destaca as diferentes iniciativas levadas a cabo pela BWT Alpine F1 Team. Exprime também os seus progressos em determinadas áreas, como a implementação de um sistema eficaz de gestão ambiental ou medidas operacionais que envolvem a equipa. De entre estas, incluem-se nomeadamente a criação de zonas sem garrafas tanto na pista como em Enstone, graças ao apoio do seu parceiro titular BWT. Este selo destaca também o abastecimento energético nas instalações de Enstone para o consumo diário da fábrica (desde 2004). As instalações de Viry-Châtillon, com certificação ISO 14001 desde 2011, trabalham também diariamente com vista à redução dos impactos no ambiente através de ações como a implementação da separação de bio-resíduos, da eliminação de copos de plástico descartáveis e da diminuição em 95% do solvente utilizado para a limpeza das peças. Para além das ações implementadas, a acreditação reflete a colaboração das equipas baseadas nas nossas duas instalações no âmbito das partilhas de experiência cruzadas, de boas práticas e de reflexões comuns sobre as iniciativas a implementar em ambas as instalações da escuderia.

 

 

 

Otmar Szafnauer, Team Principal da BWT Alpine F1 Team: «É com prazer que anunciamos a nossa acreditação ambiental de três estrelas conferida pela FIA. Trata-se e um excelente passo em frente no nosso roteiro ambiental. Atualmente, estamos a trabalhar para a obtenção da certificação ISO 14001 para as instalações de Enstone, no âmbito da estratégia de desenvolvimento sustentável da Alpine. O nosso processo de descarbonização está bem encaminhado e estamos ansiosos por partilhar novos marcos positivos num futuro próximo.»

 

 

Bruno Famin, Diretor Executivo da BWT Alpine F1 Team em Viry-Châtillon: «Orgulhamo-nos do trabalho constantemente realizado Viry-Châtillon no domínio ambiental. A acreditação ambiental de três estrelas da FIA valida os nossos esforços numa altura em que continuamos a implementar ações com vista a reduzir o nosso impacto no ambiente e a contribuir para a estratégia de desenvolvimento sustentável da Alpine. É também a tradução de uma cooperação com as equipas de Enstone para benefício da BWT Alpine F1 Team e, de um modo mais geral, da marca Alpine.»

 

 

Felipe Calderón, Presidente da Comissão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da FIA: «Quero felicitar a Alpine F1 Team pela obtenção do nível mais elevado de acreditação ambiental da FIA, com três estrelas. Isto requer um empenho de todos para o alcance deste estatuto, seja da parte dos pilotos, engenheiros, mecânicos, colaboradores, diretores, investidores ou de quaisquer membros da escuderia. A equipa demonstrou a aplicação das melhores práticas nas respetivas operações, tendo projetos sólidos para levar avante estas políticas no futuro.
Os intervenientes das equipas de Fórmula 1 e de todo o horizonte do desporto automóvel empenharam-se de forma admirável neste programa crucial que, a nosso ver, constitui uma excelente base para desenvolver os respetivos sistemas de gestão do ambiente. Estes temas estão a tornar-se cada vez mais importantes ao longo do tempo e devemos continuar a apoiar-nos na plataforma de que dispomos para sermos líderes e pioneiros nas atividades e tecnologias que utilizamos diariamente.»