Alguns poderão considerar a vitória de Esteban Ocon no Grande Prémio da Hungria de 2021, a primeira da sua carreira na F1, como obra do acaso ou um efeito secundário do desporto automóvel. A verdade é que o sucesso de Ocon se deve à mesma tenacidade e perseverança que muitos atribuem às sensações que se revelam antes de se aperceberem e idolatrarem a dedicação e o talento necessários para chegar tão longe.

 

 

A sua história tem início numa pequena cidade da Normandia, em que viajava de corrida em corrida com os seus pais, determinados a ver o filho cultivar o seu talento e a ter a oportunidade de se tornar o próximo piloto francês na grelha da Fórmula 1. Ainda jovem, abriu o seu caminho com sucesso no karting, acabando por chamar a atenção do Renault Group. A sua passagem com êxito na Fórmula Renault garantiu-lhe um lugar ao volante no Campeonato da Europa FIA de Fórmula 3, que ganha em 2014, antes de obter um lugar no programa de desenvolvimento da Mercedes e sagrar-se vitorioso na GP3 Series em 2015. A sua condução incisiva e a sua perseverança, bem como o seu trabalho árduo e os sacrifícios de toda a família, consagram-se na sua estreia em F1 no Grande Prémio da Bélgica de 2016.

 

 

Desde 2020, quando se junta à BWT Alpine F1 Team, quando a equipa corria ainda sob o nome Renault, o seu crescimento dentro e fora de pista tem sido exponencial. Os seus seguidores online apelidam-no até de «Estie Bestie», um apelido carinhoso que resume na perfeição a sua personalidade calorosa e amigável. Quando não está em busca do sucesso, Ocon é o tipo de pessoa que faz tudo ao seu alcance para que todos se sintam incluídos. Assegura-se de que o seu tempo fora dos circuitos lhe permite descansar entre familiares e amigos, ao mesmo tempo que mantém um programa de treino rigoroso para estar sempre preparado para a próxima prova.

 

 

A popularidade crescente de Ocon nas redes sociais incentivou-o a partilhar mais a sua vida pessoal, incluindo a sua descoberta de novos interesses quando não está concentrado na corrida automóvel. Recentemente, começou a seguir mais avidamente outros desportos, como o futebol e o basquetebol, publicando algumas fotos no Instagram das suas férias entre amigos e familiares durante a inter-época.

 

 

Depois de ter entregue a emblemática Bola de Ouro em 2021 com o seu companheiro de equipa de então Fernando Alonso, Ocon teve a oportunidade de assumir o volante de um showcar Alpine. Com esta bola em ouro perfeitamente colocada numa opção personalizada, Ocon esgueirou-se brilhantemente por entre as ruas parisienses para entregar o troféu com o máximo de estilo. A sua participação tornou-se ainda mais especial ao entregar o troféu ao seu brilhante compatriota, Karim Benzema.

 

 

Atualmente no seu quarto ano ao lado da BWT Alpine F1 Team, Ocon continua a ser um modelo exemplar para o grupo de jovens pilotos através dos programas Alpine Academy e Rac(H)er. É também um companheiro de equipa assíduo para os inúmeros homens e mulheres da Alpine Cars, toda a família BWT Alpine F1 Team e também um piloto francês vitorioso do Grande Prémio, como Pierre Gasly. Com a temporada de 2023 a decorrer, é com todo o orgulho que apoiamos Esteban Ocon na sua ascensão. Esperamos que o leitor também!