Os jovens pilotos de toda a Austrália e de todo o mundo sonham correr no Circuito de Albert Park de Melbourne. Para Jack Doohan, o nosso piloto de reserva da BWT Alpine F1 Team, este sonho tornou-se realidade na semana passada, com as suas primeiras corridas no seu país natal por ocasião da terceira ronda da temporada de 2023 do Campeonato FIA de Fórmula 2. Antes de iniciar um fim de semana repleto de ação, o filho da terra rodeou-se da família e mostrou à BWT Alpine F1 Team o verdadeiro sentido do estilo de vida descontraído à moda australiana.

 

 

Após quase vinte e quatro horas de viagem entre a Europa e o seu país natal, Doohan teve todo o tempo para recordar a sua infância na Gold Coast, um dos locais mais bonitos do mundo, com momentos em família ilimitados nos grandes espaços ao ar livre. Entre o skateboard com os amigos e jogos em família, os anos que antecederam a aceleração da sua carreira proporcionam a Doohan uma multitude de recordações de uma época sem preocupações, que ele procura multiplicar sempre que regressa ao seu país, incluindo quando vem por razões profissionais.

 

 

Este ano, Doohan chegou a Brisbane para dar início à semana de corrida, passando os primeiros dias em casa para matar saudades da família e organizar uma sessão de karting improvisada com o seu velho amigo Mick Schumacher. Em seguida, voou até Melbourne para enfrentar o turbilhão de atividades relacionadas com um dos encontros mais esperados do ano na F2.

 

 

Para dar início a uma quarta-feira intensa, os pilotos da BWT Alpine F1 Team Pierre Gasly e Esteban Ocon juntaram-se a Jack Doohan e ao seu amigo de infância e piloto Broc Feeny para uma volta ao volante de um Supercar V8 “vestido” pela Castrol no emblemático circuito de Calder Park. No âmbito deste dia de ativação do nosso parceiro Castrol, os três pilotos também correram com Thomas Randle, piloto do V8 Supercar da Tickford Racing apoiada pela Castrol na célebre disciplina australiana epónimo.

 

 

«É fabuloso!», exclamou Ocon. «Treinámos numa pista oval devido ao tempo chuvoso, mas a máquina é fantástica! Fiquei surpreendido com o facto de ser tão agradável, a posição de condução é muito idêntica à da Fórmula 1 e senti-me imediatamente à vontade com tudo. O Tom é verdadeiramente simpático, divertimo-nos imenso e depois também passámos algum tempo no simulador.»

 

 

Esta tarde, o sol deu ar de sua graça a tempo de o surfista profissional Jack Robinson mostrar a Doohan e Gasly como dominar as ondas de URBNSURF, um parque de surf urbano em Melbourne conhecido internacionalmente. Ocon foi o comentador da equipa, ao passo que Doohan e Gasly dominaram a ondulação ao lado de um dos seus pares, Mick Schumacher.

 

 

«O início da semana reservava-nos um programa intenso, mas assumir o volante do V8 Supercar e surfar com o n.° 1 mundial foram, sem dúvida alguma, momentos emocionantes», confessou Gasly. «Sou bastante bom no surf, mas estas ondas era bastante grandes. Foi um dia verdadeiramente divertido e uma excelente forma de começar a semana.»

 

 

Partilhar um dos seus passatempos favoritos com os companheiros de equipa também permitiu a Doohan proporcionar aos seus colegas uma ideia da cultura do surf que predomina na Austrália.

 

 

«Foi fantástico passar o dia com o Pierre e o Esteban, adorei estar na água e ir apanhar algumas ondas antes do fim de semana», disse Doohan. «O Jack Robinson é também um dos meus maiores ídolos do surf, pelo que foi fantástico estar a seu lado.»

 

 

Da mesma forma que abrimos as nossas portas ao nosso piloto de reserva australiano, Doohan também abriu as portas de sua casa para receber a nossa equipa na semana passada. Devido ao calendário intenso e aos seus compromissos, Doohan raramente vai até à Austrália tão cedo no início do ano. Viver alguns dias ideais em sua casa permitiu-nos descobrir uma outra faceta da sua personalidade e proporcionou-nos alguns prazeres antes de toda a BWT Alpine F1 Team voltar ao trabalho em Albert Park.

 

 

Doohan teve alguns resultados mistos no seu fim de semana na sua terra natal, com um abandono na corrida de sprint após um contacto com Juan Manuel Correa. Em décimo quinto lugar na partida da corrida longa, subiu em seguida na hierarquia, para pontuar com o oitavo lugar. Poderá voltar a ver Doohan ao volante no Azerbaijão, de 28 a 30 de abril de 2023, para a quarta ronda do Campeonato FIA de Fórmula 2.