«Abrir a porta e defender a diversidade ao mostrar às mulheres de todo o mundo que podem, num espaço igualmente nosso, competir com os homens e ocupar o pódio ao lado de grandes homens para a entrega dos troféus é uma honra enorme.» – Aseel Al-Hamad.

 

 

Aseel Al-Hamad possui uma histórica rica e longa de promoção da diversidade e da inclusão na indústria do desporto automóvel, tanto a nível internacional como na Arábia Saudita. Em 2017, foi a primeira mulher nomeada para o Conselho de Administração da Federação Automóvel Saudita. Também presente na Federação Internacional do Automóvel, ela representa a Arábia Saudita na Comissão FIA Women in Motorsport. Acompanhada pelo seu fotógrafo Thamer Fuad Ossra, convidámo-la a proporcionar-nos a experiência de viver o Grande Prémio da Arábia Saudita de 2023 através dos seus olhos e a falar-nos sobre a importância do desporto automóvel no seu país.

 

 

«O desporto automóvel está entre os desportos com um dos maiores crescimentos na Arábia Saudita», afirma Aseel. «Anteriormente, só se falava no futebol, mas muitas pessoas não conheciam a Fórmula 1. Com a F1, o Dakar, a Fórmula E e todos os campeonatos locais no país, agora demos a conhecer à nossa sociedade o desporto automóvel. Os jovens vão agora buscar-lhe inspiração. No passado, as novas gerações só sonhavam com o futebol, ao passo que agora pensam no karting para um futuro como piloto.»

 

 

Em apenas cinco anos, o desporto automóvel registou um desenvolvimento exponencial na Arábia Saudita. Em 2023, a terceira edição do Grande Prémio da Arábia Saudita organizado no Reino recebeu mais de 150 000 pessoas, 30 % das quais mulheres.

 

 

Este crescimento ocorreu nos cinco anos que seguiram o fim da proibição de condução e de titularidade de carta de condução às mulheres. Em 2018, Aseel celebrou a decisão do governo assumindo o volante de um Lotus Renault E20 ao subir do pano do Grande Prémio de França em Castellet. Voltou a fazer o mesmo no Grande Prémio da Arábia Saudita de 2022, com a piloto daAlpine Academy Abbi Pulling, tornando-se, assim, a primeira mulher a conduzir um veículo de F1 no país.

 

 

Este ano, Aseel participou nas cerimónias do pódio das duas corridas do Campeonato FIA de Fórmula 2, entregando a Jack Doohan, piloto da Alpine Academy e piloto de reserva da BWT Alpine F1 Team, o troféu do segundo lugar da corrida longa disputada no domingo.

 

 

«A presença das mulheres é bastante reduzida no desporto automóvel em geral», explica Aseel. «É uma questão internacional. A percentagem de mulheres titulares de licença de corrida é de apenas 2,5 % em todo o mundo. Quando vemos uma na nossa indústria, ficamos imensamente orgulhosas, ainda mais na Arábia Saudita, visto que se trata de um novo universo para nós. Aqui há pouco tempo que as mulheres conduzem. Ainda não adquiriram esse hábito. Por isso, é uma autêntica afirmação ter alguém que tenha conduzido um veículo de Fórmula 1, graças à Renault e à Alpine, e realizado uma mudança transformacional ao subir ao pódio para a entrega de um troféu.»

 

 

Ao longo do fim de semana, Aseel falou com os líderes da indústria saudita do desporto automóvel, muitos dos quais mulheres. Ela continua a utilizar a sua plataforma e a sua posição para se expressar em prol de uma maior diversidade no nosso meio, tanto a nível internacional como na Arábia Saudita.

 

 

«Estou convicta de que conseguiremos alcançar muitas coisas nos próximos anos», afirma. «Isto é apenas o início.»

 

 

Percorra a galeria abaixo para descobrir o Grande Prémio da Arábia Saudita de 2023 através dos olhos de Aseel Al-Hamad.