11 de junho de 2022

A evolução da pista, os pneus novos e uma boa gestão das bandeiras amarelas foram hoje cruciais nas qualificações no circuito urbano de Bakou de 6,003 km. Nestas condições, os pilotos visaram realizar mais voltas rápidas em cada uma das respetivas tentativas. Na Q1, Alonso e Ocon estabeleceram os seus primeiros resultados dentro, ou muito perto, dos top 10, acabando por validar a sua entrada na Q2 ao terminarem em décimo e décimo segundo lugar, apesar de uma bandeira vermelha que acabou com as esperanças de vários pilotos de melhorar antes de cruzarem a bandeira axadrezada.*

 

Na Q2, ambos iniciaram com conjuntos de pneus macios usados. Alonso ocupava a oitava posição e Ocon a décima segunda até várias bandeiras amarelas perturbarem a sua segunda volta, bem como o seu derradeiro esforço no fim da sessão com pneus novos. Ocon foi vítima desta situação durante a sua melhor volta e teve de se contentar com a décima terceira posição, ao passo que Alonso alcançou a Q3 pela sexta vez do ano, ao alcançar o nono lugar.

 

Na Q3 Alonso obteve a nona posição na sua primeira tentativa com pneus macios usados. Apesar de registar um tempo de 1’43’’173 mais tarde na sessão com um novo conjunto de pneus macios, o espanhol acabou por terminar em décimo lugar, de onde iniciará amanhã na grelha de partida da corrida de cinquenta e uma voltas.

 

Esteban Ocon, 13.º, com 1’43’’585

 

«Obviamente, estou dececionado, pois é a segunda vez consecutiva que as bandeiras amarelas nas qualificações nos impedem de finalizar uma volta sólida para entrarmos no top 10. Estivemos no ritmo durante todo o fim de semana, pelo que é frustrante não ter conseguido que tudo se mantivesse hoje. Sabemos, no entanto, que aqui há muitas ultrapassagens e que Bakou é um dos circuitos mais imprevisíveis do calendário de corridas. Temos de aproveitar as oportunidades oferecidas e não há qualquer razão para que não possamos terminar o nosso fim de semana com bons pontos para a equipa.»

 

Fernando Alonso, 10.º, com 1’43’’173

 

«Estou contente com o dia de hoje, ainda que esperássemos melhor após nos termos revelado bastante competitivos ontem. Parecemos ter perdido um pouco disso hoje, pelo que temos de analisar esta situação em conjunto. Muitos ficaram frustrados no fim da Q1 e percebo algumas das queixas, mas vários veículos cometeram erros que resultaram em bandeiras amarelas e os travões e os pneus de vários pilotos estavam frios ao tentar obter uma boa posição de pista. Chegámos a ver alguns a embater nas paredes e passei ao largo sem sofrer nada. Será uma corrida difícil, mas tudo pode acontecer em Bakou. Os pontos serão atribuídos no domingo e estou ansioso por ver o que conseguiremos fazer, em especial com as nossas configurações com apoios aerodinâmicos reduzidos.»

 

Otmar Szafnauer, Team Principal

 

«As qualificações foram um pouco dececionantes, pois contávamos que os nossos dois monolugares hoje alcançassem a Q3. Tínhamos o veículo para o efeito, mas infelizmente as circunstâncias foram de tal forma desfavoráveis que fomos surpreendidos pela bandeira amarela em pista. Isto impediu que Ocon realizasse a sua volta mais rápida. Ele estava claramente em avanço nas intermédias, pelo que poderia ter entrado na Q3. Agora teremos de nos concentrar em amanhã e preparar-nos para uma corrida em que teremos de maximizar todas as oportunidades.»