7 de maio de 2022

Nas qualificações, Alonso tentou manter o ritmo elevado que tinha adotado até ao fim de semana, conforme o comprova o seu quarto lugar nas EL3. O espanhol passou a fase da Q1 sem resistência e tinha o ritmo para passar para a Q3. Infelizmente, voltou a não ter êxito, em que a sua volta promissora para a passagem da Q2 foi comprometida pelo tráfego. Acabou por ficar a faltar-lhe 0’’032 para aceder à Q3, o que significa que amanhã partirá da décima primeira posição na grelha. Numa volta rápida em EL3, Ocon perdeu o controlo do seu A522 na 14.ª curva e embateu na barreira exterior. Os danos sofridos pelo seu veículo partiram o chassis, pelo que será utilizado outro veículo para as 57 voltas do Grande Prémio de amanhã.

 

Esteban Ocon – não qualificado :

 

« Só posso pedir desculpas à equipa pelo que aconteceu hoje. É sempre desagradável ter um acidente. Toda a equipa trabalhou arduamente para que o veículo ficasse bem colocado na partida, pelo que é dececionante não conseguir ver o seu verdadeiro potencial. Foi uma enorme colisão, levei umas valentes sacudidelas, mas felizmente estou bem. Devemos analisar o que é possível fazer para tornar as barreiras mais seguras, pois o Carlos também sofreu do mesmo com um acidente muito similar que sofreu ontem. Como sempre, a segurança deve ser uma prioridade. Por agora, iremos concentrar-nos na reparação do veículo e fazer um ponto de situação do dia antes de entrar no circuito amanhã, com nada a perder e tudo a ganhar. »

 

Fernando Alonso – P11/1’30’’160

 

« O veículo estava a comportar-se bem hoje, pelo que é dececionante começar a corrida de amanhã a partir da décima primeira posição. Na Q2, deparei-me com tráfego na minha última volta com o Carlos [Sainz] na 11.ª curva, mas também na 16.º, o que fez perder 5 décimas. A minha volta ficou arruinada. Tínhamos colocado um jogo de pneus usados para a primeira volta na Q2 e guardado os pneus novos para esta segunda tentativa. Todavia, esta perda de tempo tornou impossível progredir para a Q3, o que é novamente uma pouca sorte para nós. Podíamos ter alcançado o quinto ou o sexto lugar, o que não aconteceu. Veremos amanhã, pois será quando serão distribuídos os pontos. »

 

Otmar Szafnauer, Team Principal : 

 

« Hoje foi uma sessão de qualificação dececionante para nós, em especial porque o veículo tem bastante ritmo, algo que não nos foi possível demonstrar. O resultado não traduz o nosso nível de desempenho, pois sem dúvida que o Fernando deveria estar no top 10, pelo menos, e acabou por ver a sua volta na Q2 comprometida pelo tráfego. Não sei o que o Carlos [Sainz] estava a fazer, mas o Fernando estava a ter uma volta rápida, ao passo que ele estava a uma velocidade mais lenta na pista, o que acabou por custar tempo ao Fernando. É lamentável que o Esteban se tenha despistado durante os treinos, ainda por cima num local onde existe uma barreira sólida. Foi um embate violento. O chassis ficou irreparável e faltou tempo suficiente para mudá-lo entre as duas sessões. Hoje podemos sentir-nos frustrados, mas amanhã será um novo dia e voltaremos ao ataque.»