10 de junho de 2022

Os dois pilotos familiarizaram-se com as condições durante a primeira sessão de treinos livres, nomeadamente ao ter de enfrentar o vento que varreu hoje os 6,003 km do circuito de Bakou City Depois de utilizarem os pneus médios durante a maior parte da sessão, ambos passaram para pneus macios mais perto do final. Com os pneus vermelhos, os mais eficazes para voltas rápidas, Alonso registou o quinto melhor tempo com uma volta de 1’46’’571, cinco posições acima de Ocon, com uma volta de 1’46’’917.

 

Durante a segunda sessão, quando a luminosidade começava a diminuir a par com a temperatura da pista, os dois pilotos continuaram a testar os pneus Pirelli médios e macios. Com os pneus macios, o piloto espanhol subiu para a quarta posição com um tempo de 1’44’’142, para além de registar o melhor setor três absoluto. Regularmente no top 10, Ocon terminou em nono lugar, com um melhor tempo de 1’44’’609 e a melhor velocidade máxima no setor 3.

 

Esteban Ocon:

 

«Tratou-se, para nós, de um dia bastante condigno, de um modo geral. Bakou é o tipo de local onde é mesmo necessário tirar o máximo partido dos treinos livres, realizando o máximo de voltas. Tal como no Mónaco, aqui a confiança é fundamental. É crucial encontrar os pontos certos de travagem, pois temos muito a ganhar com isso. O veículo parece competitivo, o que é agradável de constatar. Cabe-nos preparar tudo em condições para amanhã

 

Fernando Alonso:

 

«Devido ao vento e à natureza rápida do circuito, as condições aqui são frequentemente complexas. Mas considero que tivemos uma sexta-feira clássica, durante a qual tivemos a oportunidade de testar alguns dos nossos novos elementos. Temos ainda de otimizar algumas coisas ao nível das configurações antes das qualificações de amanhã. Todavia, hoje parecemos rápidos e iremos trabalhar durante esta noite a fim de garantir que amanhã estaremos sempre dentro deste tipo de ritmo. Somos eficazes em retas. Neste tipo de circuito, trata-se de compromisso, mas veremos como nos sairemos amanhã.»

 

Alan Permane, Diretor Desportivo:

 

« Estamos muito contentes com o dia de hoje. Introduzimos algumas melhorias para Bakou e tudo parece estar a funcionar bem. Os pilotos estão razoavelmente satisfeitos com os respetivos veículos, embora ainda existam, evidentemente, algumas margens de melhoria a explorar. As duas sessões decorreram conforme previsto, de uma forma bastante límpida. Trabalhámos nos pneus e percebemos o que havia a fazer, independentemente da quantidade de combustível incorporada. Sem dúvida que o vento teve aqui bastante influência, com rajadas que chegaram a surpreender os pilotos, como verificámos por diversas vezes. Sobretudo nas duas primeiras curvas, muito complexas de realizar face ao vento de cauda. Foi um dia consistente e estamos ansiosos por disputar as qualificações de amanhã.»