22 de abril de 2022

Apesar do cair da chuva no circuito de Imola durante a maior parte da manhã, a Q1 começou surpreendentemente sobre uma pista seca. Fernando optou por pneus macios e avançou para a Q2 graças a um nono melhor tempo. Ocon infelizmente teve de desistir devido a um problema na caixa de velocidades que o impediu de registar um tempo de volta relevante, tendo terminado em décima nona posição.

 

Na Q2, e ainda em piso seco, Alonso subiu para o sexto lugar antes de uma bandeira vermelha vir adiar o programa. Durante o interregno, a chuva invadiu o circuito, de tal forma que nenhum piloto conseguiu melhorar o seu tempo após retomada a sessão. Foi todavia o bastante para garantir a Alonso um lugar na Q3, permanecendo um dos poucos a participar em todos os Grandes Prémios desta temporada!

 

Sem parar de chover, os pneus intermédios são necessários para a Q3 e Alonso coloca-se imediatamente na quinta posição graças a uma volta completada em 1:29.202. Em virtude da interrupção da sessão por duas bandeiras vermelhas, os concorrentes não puderam voltar a realizar outra volta cronometrada. Por conseguinte, Alonso irá partir amanhã na quinta posição – e do lado correto da pista – da grelha para o primeiro Sprint de Qualificação da temporada.

 

Esteban Ocon/P19 – 1:22.338:

 

«A nossa qualificação terminou de forma precipitada, pelo que foi para nós um final de dia complicado. Fomos vítimas do que parece ser um problema na caixa de velocidades, razão pela qual não pude completar a minha volta na Q1 e entrámos diretamente na box. Vamos analisar de perto o que aconteceu. Até então, o veículo estava a ter um bom desempenho, pelo que tudo dependerá da nossa capacidade de recuperar amanhã no Sprint e, posteriormente, no domingo, na corrida do Grande Prémio. De qualquer modo, ainda faltam duas corridas por disputar, provavelmente debaixo de chuva, pelo que talvez consigamos salvar o nosso fim de semana. Veremos o que conseguiremos fazer… »

 

Fernando Alonso/P5 – 1:29.202:

 

«É bom estar entre os top 5 após uma qualificação confusa devido às mudanças das condições e às bandeiras vermelhas. Com a chuva intermitente, que alterou constantemente o nível de aderência da pista, tudo podia acontecer. Por isso, em geral, estou contente por partir amanhã da quinta posição. O veículo mostrou-se rápido nas duas últimas rondas das qualificações e sinto-me à vontade ao volante aqui. Vejamos o que conseguiremos fazer amanhã, pois há pontos a ganhar no Sprint e, claro, ainda mais na corrida de domingo.»

 

Alan Permane, Diretor Desportivo:

 

«O final desta qualificação foi para nós agridoce, com fortunas e reveses de ambos os lados da oficina. Tivemos de lidar com uma falha na caixa de velocidades desde a Q1 no veículo de Ocon e vamos dedicar-nos a apurar a origem do problema. Tal como vimos com o Alonso, o veículo esteve num bom ritmo, pelo que é frustrante que Ocon não tenha conseguido mostrar o seu verdadeiro potencial, sobretudo em condições onde já o vimos brilhar anteriormente. No que toca a Alonso, a sessão foi mais fluida. O veículo comportou-se bem quer em piso seco quer no molhado e Alonso ficou satisfeito com o seu equilíbrio em todas as condições. Amanhã partirá da quinta posição, no lado correto da pista, um ótimo lugar para iniciar o Sprint. Ocon, com um veículo rápido, terá certamente oportunidade de ganhar alguns lugares, pelo que o seu fim de semana ainda está longe de terminar. Amanhã daremos o nosso melhor no Sprint, para enfrentar da melhor forma possível a corrida de domingo»