2 de outubro de 2022

A BWT Alpine F1 Team registou hoje o seu primeiro duplo abandono da temporada de 2022 da FIA Fórmula 1, com Fernando Alonso e Esteban Ocon a não cruzarem a meta do Grande Prémio de Singapura.

 

Os dois pilotos abandonaram a corrida em pouco espaço de tempo e a equipa está atualmente a tentar identificar os problemas da unidade de potência suspeitos em ambos os veículos.

 

As fortes chuvas que antecederam a corrida atrasaram a partida em uma hora e cinco minutos e ambos os pilotos partiram com pneus intermédios. Alonso - na sua 350.ª partida num Grande Prémio, um recorde na Fórmula 1 - perdeu uma posição para Lando Norris na partida, antes de se manter no início da corrida na sexta posição. Após a intervenção do veículo de segurança, Alonso defendia o seu sexto lugar face a Max Verstappen, quando teve de desistir na 21.ª volta.

 

Tendo partido da décima oitava posição com pneus intermédios, Ocon tentou aproximar-se do top 10. Acabou também ele por ter de abandonar a corrida, na 27.ª volta, quando já tinha alcançado a décima terceira posição.

 

A equipa irá agora averiguar os problemas que provocaram este duplo abandono enquanto ruma a Suzuka, palco do Grande Prémio do Japão, que está de volta ao calendário.

 

Esteban Ocon – Partida P17 / Chegada Ab. : «Foi um dia frustrante para a equipa. Um problema da unidade de potência fez como que terminássemos a nossa corrida prematuramente e sei que a equipa está atualmente a averiguar qual a origem da avaria. Como é evidente, é muito dececionante deixar Singapura com um duplo abandono, mas o lado positivo é que o nosso veículo teve um bom desempenho durante todo o fim de semana e sabemos que temos um bom ritmo. Na próxima semana iremos correr de novo, em Suzuka, o meu circuito preferido, pelo que, por agora, iremos deixar esta situação para trás para voltarmos mais fortes no Japão.»

 

Fernando Alonso - Partida P5 / Chegada Ab.: «É lamentável ter tido de abandonar tão cedo a corrida de hoje. A oportunidade de arrecadar bons pontos para o campeonato passou-nos ao lado. Mas há que saber ver também o lado positivo das coisas e podemos, uma vez mais, estar bastante orgulhosos do nosso desempenho neste fim de semana. Lutámos pelos quinto e sexto primeiros lugares no sábado e hoje foi idêntico. Foi uma corrida muito desafiante, com condições difíceis, onde era complicado distinguir a trajetória seca da pista. Temos outra corrida no próximo fim de semana, o que nos permite concentrarmo-nos imediatamente no Japão para regressarmos aos pontos.»

 

Otmar Szafnauer, Team Principal: «Infelizmente, passámos por um duplo abandono no Grande Prémio de Singapura de hoje. É lamentável, pois fomos muito competitivos durante todo o fim de semana. Aparentemente, sofremos um problema idêntico em ambos os veículos, associado à unidade de potência, algo que iremos analisar minuciosamente. É importante identificar a origem do que sucedeu e implementar medidas preventivas para evitar que volte a acontecer. No que diz respeito ao decorrer da nossa corrida, revelou-se particularmente difícil, devido a uma pista agreste. Estávamos prestes a ter uma oportunidade que permitiria colocar pneus slick antes de termos abandonado. Este tipo de dias acontece de vez em quando e, apesar de a deceção ser predominante na equipa atualmente, temos outra corrida no próximo fim de semana, a decorrer no Japão, que nos dará a oportunidade de nos recompormos imediatamente. Enquanto equipa, temos de aceitar este resultado e já estamos ansiosos por regressar a Suzuka para correr neste fantástico circuito.»