18 de março de 2023

A BWT Alpine F1 Team irá partir amanhã no Grande Prémio da Arábia Saudita com os seus dois veículos no top 10. Esteban Ocon e Pierre Gasly classificaram-se em sétimo e décimo lugares, respetivamente, numa sessão intensamente disputada no circuito rápido e arrebatador da Corniche de Jidá.

 


Os dois pilotos subirão um lugar na grelha devido à penalização aplicada a Charles Leclerc. Assim, Ocon partirá em sexto e Gasly em nono.

 

 

Este sábado, Ocon alcançou a Q3 pela segunda vez na temporada em outras tantas corridas. O seu tempo na Q3, registado em 1’29’’078, permitiu-lhe ocupar o sétimo lugar após gerir bem o exercício e se classificar em décimo primeiro na Q1 e em sétimo na Q2.

 

 

Pierre Gasly também ganhou gradualmente potência ao longo da noite. Depois de ter entrado na Q2 por 49 milésimos de segundo, posicionou-se no top 10 para alcançar a Q3 em 1’29’’411 com uma margem de 40 milésimos. Melhorou em seguida na Q3 com um tempo de 1’29’’357 para assumir a décima posição.

 

 

Os dois pilotos estão agora concentrados numa entrada dupla nos pontos após as cinquenta voltas do Grande Prémio da Arábia Saudita, cuja largada será às 20 horas locais de domingo.

 

 

Esteban Ocon, 7.º em 1’29’’078: «Foi uma qualificação intensa, com um desempenho sólido a todos os níveis. De um modo geral, toda a equipa fez um bom trabalho e estou satisfeito com o meu sétimo lugar. Iremos arrancar a partir da sexta posição com a penalização sobre o Charles [Leclerc] e tudo pode acontecer a partir da terceira linha amanhã. Este fim de semana o veículo esteve mais forte do que nunca nas qualificações e é bom ver os progressos de dia para dia, sessão após sessão. Tenho a agradecer à escuderia por isto. Procuraremos realizar uma boa corrida, de forma a cruzarmos a bandeira axadrezada com ambos os monolugares a pontuar. A corrida será longa, onde será bastante importante a estratégia, mas estamos todos concentrados na obtenção de um bom resultado.»

 

 

Pierre Gasly, 10.º em 1’29’’357: «Tenho sentimentos ambíguos em relação às qualificações de hoje. Apesar de estar contente por alcançar a Q3, sinto que ficámos um pouco aquém das nossas expetativas e teremos de trabalhar em determinados detalhes de forma a garantir que tiramos o máximo partido do nosso potencial. É bom ter ambos os veículos no top 10 e felicito o Ocon pelo seu bom trabalho. Estamos bem colocados para a corrida, onde o nosso objetivo será obter uma boa pontuação. O nosso ritmo de corrida foi bom no Bahrein, tal como nos treinos de ontem, pelo que estou convicto de que ter ambos os veículos a pontuar está ao nosso alcance.»

 

 

Alan Permane, Diretor Desportivo: «As qualificações de hoje representam uma melhoria significativa face à primeira corrida da temporada e é claramente gratificante ver ambos os veículos alcançarem a Q3 para arrancarem na grelha a partir de posições de partida competitivas. O Ocon fez um excelente trabalho, com uma sessão bem realizada, construída volta a volta antes de se libertar oportunamente num pelotão extremamente renhido e dividido por margens mínimas. Para o Gasly, era importante ter uma sessão linear, principalmente após as qualificações no Bahrein. Ele está agora lançado para a obtenção de bons pontos amanhã e estamos confiantes no nosso ritmo tendo em conta as nossas corridas longas até ao momento este ano. Foi, por isso. um esforço digno e, apesar de ainda existirem pequenos detalhes a ajustar, estamos ansiosos por ver o que conseguiremos realizar no domingo com os nossos dois monolugares.»