13 de maio de 2022

Piloto da Alpine Academy, Jack Doohan irá saborear pela primeira vez a condução de um veículo na Fórmula 1 este fim de semana – no domingo, dia 15 de maio – em Doha, no Qatar. Para a ocasião, assumirá o volante do A521 de 2021.

 

Doohan junta-se ao piloto de reserva da BWT Alpine F1 Team, Oscar Piastri, para os três dias de treinos no programa da semana no circuito internacional de Losail. Piastri, que assumiu o volante do monolugar que competiu em 2021 na quarta e na quinta-feira (11 e 12 de maio) na capital do Qatar, tinha pilotado pela primeira vez o A521 em Austin (Estados Unidos), em abril.

 

Com 19 anos de idade, Doohan juntou-se à Alpine Academy em janeiro e tem conhecido altos e baixos nesta sua primeira temporada no campeonato de Fórmula 2 da FIA. Arrancando a partir da pole position na sua estreia no Bahrein, entrou novamente na linha da frente na Arábia Saudita, antes de partir do terceiro lugar da grelha em Imola. Doohan ambiciona agora transformar em pontos este seu ritmo promissor assim que for retomada a campanha da Fórmula 2 em Barcelona, na próxima semana.

 

No passado fim de semana, em Miami, Piastri esteve como piloto de reserva, função que irá desempenhar igualmente junto da equipa de F1 nos próximos eventos, em Barcelona e, em seguida, no Mónaco. Seguir-se-á Spielberg, na Áustria, em que este nativo de Melbourne fará a terceira sessão de teste do seu menu do intensivo programa de treinos.

 

Oscar Piastri:

 

«Estes dois dias de treinos no Qatar, durante os quais continuei a familiarizar-me com o veículo de Fórmula 1 A521, foram prolíficos. Foram dias de muito calor, o que até foi bom para nos prepararmos fisicamente. Uma vez que o circuito esteve muito tempo sem ser utilizado, verificaram-se vários níveis de aderência e tivemos de enfrentar poeiras e vento. Por vezes foi um desafio, mas também foi importante para aprender a pilotar em diferentes condições. Estou ansioso por me juntar novamente à equipa de F1 em Barcelona e no Mónaco antes do meu próximo dia de treinos privados em junho.»

 

Jack Doohan:

 

« Estou entusiasmado com a ideia de pilotar um veículo de Fórmula 1 pela primeira vez. É algo para o qual tenho trabalhado desde que comecei no karting e estou ciente de que é um momento privilegiado que irei saborear plenamente. Estou muito grato à Alpine por me proporcionar esta oportunidade e estou ansioso por dar o melhor de mim durante este dia de treinos. Tive a oportunidade de poder observar nos bastidores algumas sessões de treinos privados e preparei-me imenso no simulador, em Enstone. Assim, sinto-me preparado para enfrentar este desafio. Tudo isto servir-me-á de apoio no dia D, e permitir-me-á também disfrutar e espero ainda aprender o mais possível ao lado da equipa.»

 

Julian Rouse, Diretor da Alpine Academy:

 

«Estamos muito felizes por proporcionar ao Jack o seu primeiro treino ao volante de um Fórmula 1. Desde que ele se juntou ao nosso programa no início do ano, vimo-lo desenvolver-se e crescer rapidamente. Passou algum tempo em Enstone para se preparar e demonstrou um potencial promissor. Para Oscar, trata-se do seu segundo teste privado este ano, no âmbito do seu intenso programa ao volante do nosso Fórmula 1 de 2021. É importante para ele manter-se em forma e em bom ritmo neste tipo de máquina. Estamos contentes por continuar a acompanhá-lo no seu percurso. Ainda muito lhe espera ao longo do ano.»