28 de outubro de 2022

O piloto da BWT Alpine F1 Team Jack Doohan estreou-se em pista num fim de semana de Grande Prémio. Esta sexta-feira, no México, o australiano assumiu o volante por ocasião dos Treinos Livres 1 no lugar de Esteban Ocon.

 

 

Nesta sessão de uma hora, Doohan percorreu por treze vezes - em pneus rígidos - os 4,304 km do Autódromo Hermanos Rodriguez, com um melhor tempo registado em 1'24''615.

 

 

A sessão do piloto da Alpine Academy foi encurtada após a equipa ter detetado um problema na unidade de potência, o que o forçou a ficar na oficina por uma questão de precaução.

 

 

A equipa substituiu a unidade de potência para os Treinos Livres 2, ocasião em que Ocon retomou o seu lugar ao volante. Com pneus macios, Ocon terminou a sessão na terceira posição, com um tempo de 1'21''177. Durante o resto da sessão, Ocon e Alonso utilizaram os protótipos dos pneus de 2023 trazidos pela Pirelli.

 

 

Os Treinos Livres 3 terão início às 12 horas locais, seguindo-se as qualificações às 15h00.

 


Esteban Ocon: «Enfrentámos bem este circuito difícil, que apresenta uma aderência bastante reduzida, com longas linhas retas e curvas complexas. Não conduzi na primeira sessão, pois foi o Doohan que esteve ao volante do meu veículo. Já estive no lugar dele em tempos e quero felicitá-lo pela sua primeira sessão. Nos Treinos Livres 2, completámos bastantes voltas e tivemos oportunidade de recolher inúmeras informações. A sessão esteve interrompida brevemente, mas temos muitos dados a analisar esta noite e estou ansioso por ver o que conseguiremos fazer ao longo dos próximos dois dias.»

 


Fernando Alonso: «Diria que hoje realizámos uns treinos sólidos. É agradável estar de volta ao México. A pista do México oferece sempre níveis de aderência variáveis e a alta altitude adiciona pressão, tanto ao veículo como ao piloto. Temos de realizar os ajustes necessários e adaptarmo-nos a estas condições difíceis que certamente iremos enfrentar durante todo o fim de semana. Em geral, revimos o nosso programa de sexta-feira e agora estamos concentrados no dia de amanhã, com a certeza de poder obter um bom resultado.»

 

 

Jack Doohan: «Pilotar na primeira sessão de treinos livres foi uma experiência fabulosa e agradeço à Alpine por me ter proporcionado esta oportunidade. Tinha-me preparado imenso para este momento previamente, o que incluiu trabalhar com os engenheiros em Enstone e neste circuito, para além do tempo que investi no simulador. Tínhamos previsto mais tempo de condução, mas infelizmente tivemos de parar precocemente devido a um pequeno problema no veículo. São coisas que acontecem no desporto automóvel, mas completar aqui 13 voltas num fim de semana de Grande Prémio foi uma experiência incrível que jamais irei esquecer. Estou ansioso por continuar a minha aprendizagem com a equipa este fim de semana e espero que Ocon e Alonso consigam marcar pontos.»

 


Alan Permane, Diretor Desportivo: «O Doohan fez hoje um bom trabalho na sua primeira sessão oficial em Fórmula 1. O circuito do México não é fácil, sobretudo para alguém se estrear, e ele saiu-se muito bem. Infelizmente, a sua sessão terminou um pouco mais cedo devido a um problema relacionado com o bloco do motor. Mas enquanto conduziu, o seu ritmo foi razoável, aumentou a cadência em cada volta e deu-nos bom feedback. Alonso teve um dia sem problemas e o seu veículo pareceu comportar-se adequadamente ao longo das duas sessões. O Ocon não pôde realizar um programa completo em pneus de corrida devido ao agitar da bandeira vermelha a meio do percurso e aos testes dos pneus protótipo da Pirelli, mas temos dados suficientes para analisar para nos preparamos para o resto do fim de semana, em que visaremos, como sempre, terminar com ambos os nossos pilotos no top 10.»