30 de setembro de 2022

Por ocasião do regresso da Fórmula 1 a Marina Bay pela primeira vez em três anos, a BWT Alpine F1 Team registou o sexto e o oitavo melhores tempos do primeiro dia de treinos livres do Grande Prémio de Singapura graças a Esteban Ocon e Fernando Alonso, respetivamente.

 

Os dois pilotos classificaram-se no top 10 no final das duas sessões do programa, em que Ocon terminou em sétimo lugar nos Treinos Livres 1 e em seguida em sexto nos Treinos Livres 2, ao passo que Alonso se classificou em décimo e depois em oitavo.

 

A primeira sessão de Alonso terminou antes do esperado, devido a uma fuga de óleo na sua caixa de velocidades. Por precaução, permaneceu na box após ter completado apenas 11 voltas.

 

Na segunda sessão de treinos livres, os dois pilotos utilizaram a nova versão do piso do A522, que será mantido em ambos os carros durante o resto do fim de semana.

 

Os Treinos Livres 3 estão previstos para as 18 horas locais de sábado e as qualificações para as 21h00.

 

 

Esteban Ocon: «Conduzir em Singapura é verdadeiramente uma experiência única e é fantástico estar de volta aqui após estes anos de ausência. As duas sessões de treinos do dia confirmaram que o calor e a humidade tornam este evento um autêntico desafio em termos físicos. Creio que a maioria dos pilotos está contente por ter podido beneficiar de alguns dias de preparação adicionais antes do fim de semana de corrida. Em pista, tivemos um bom dia, pois pudemos testar as novas melhorias introduzidas e estamos relativamente satisfeitos com a forma como conseguimos realizar o nosso programa hoje. É bom constatar que a pista não está tão rugosa como julgávamos, sobretudo tendo em conta estes monolugares. Estamos ansiosos por voltar à pista amanhã e viver um novo dia consistente, de forma a enfrentar a corrida de domingo na posição mais favorável possível.»

 

Fernando Alonso: «Não foi um dia ideal para nós, com uma quilometragem limitada na primeira sessão de treinos devido a um problema da caixa de velocidades. De um modo geral, a segunda sessão de treinos livres foi boa. Apesar de termos registado algum atraso no nosso programa devido a um tempo de pista reduzido, considero que estamos numa boa posição e estou bastante confiante para o dia de amanhã. As melhorias que introduzimos no nosso veículo parecem estar a funcionar até agora, mas vamos continuar a analisar todos os dados esta noite e amanhã.»

 

Matt Harman, Diretor Técnico: «É fantástico estar de regresso aqui em Singapura, apesar de o tempo estar bastante quente e húmido! Este dia de treinos foi interessante, embora nos tenhamos deparado com um problema na caixa de velocidades do Alonso, mais precisamente, uma pequena fuga de óleo. Por precaução, decidimos não voltar à pista na primeira sessão e iremos debruçar-nos sobre a origem do problema nos próximos dias, pois trata-se de uma situação invulgar. Equipámos o veículo do Alonso com uma nova caixa de velocidades, de forma a permitir-lhe participar na segunda sessão. Nos Treinos Livres 2, ambos os pilotos utilizaram o novo piso nos respetivos veículos, que correspondeu às nossas expetativas. Temos trabalhos a realizar esta noite e estou ansioso por ver o que sucederá amanhã. Em termos globais, estamos satisfeitos com o nosso nível de desempenho e acreditamos que poderemos ser competitivos este fim de semana com ambos os nossos veículos.»