30 de julho de 2022

A BWT Alpine F1 Team partirá amanhã a partir do quinto e sexto lugares da grelha graças a Esteban Ocon e Fernando Alonso, respetivamente. Após uma sessão de qualificação empolgante em Hungaroring, palco do Grande Prémio da Hungria, os dois pilotos estiveram separados por meros 0''060

 

É a sexta vez que a equipa consegue levar os seus dois veículos até à Q3 durante a temporada de 2022, com Alonso a marcar presença na Q3 pela sexta vez consecutiva, a sua décima vez este ano.

 

As condições meteorológicas hoje em Budapeste tiveram grandes oscilações, com uma terceira sessão de treinos livres em pista húmida. Alonso terminou esta terceira sessão em sexto lugar e Ocon em décimo terceiro, com pneus intermédios. No entanto, o céu abriu para as qualificações, com uma pista de 4,381 km totalmente seca.

 

Os dois pilotos superaram a Q1 sem dificuldade, com Alonso em sexto lugar e Ocon em nono. Na Q2, Alonso registou um excelente tempo de volta - 1'17''904 - que lhe permitiu ocupar o segundo lugar e permanecer na box durante o resto da sessão, conservando assim um conjunto de pneus macios para a Q3. Já Ocon, melhorou para 1'18''216 na sua segunda tentativa, o suficiente para ocupar a nona posição e qualificar-se para a Q3 pela sexta vez nesta temporada.

 

A primeira volta de Ocon na Q3 com um conjunto de pneus macios usados conferiu-lhe o oitavo lugar. Por seu lado, com o primeiro dos seus dois conjuntos de pneus macios, Alonso alcançou a quinta posição. Ocon melhorou para 1'18''018, passando para o quinto lugar, imediatamente à frente de Alonso, que registou igualmente uma ligeira melhoria.

 

A corrida, composta por 70 voltas, terá início amanhã pelas 15 horas locais.

 

Esteban Ocon/P5 -1'18''018: «Estou contente com a nossa qualificação de hoje. Trata-se de um resultado muito sólido, pelo que agradeço à equipa pelo árduo trabalho realizado e as ótimas melhorias introduzidas ao longo do fim de semana. Igualámos o nosso melhor resultado nas qualificações deste ano, pelo que estamos verdadeiramente satisfeitos com o nosso desempenho. Estamos uma vez mais atrás do Lando [Norris], que hoje pareceu ligeiramente mais rápido do que nós. Veremos como nos iremos comportar amanhã face aos McLaren. Tudo estará em jogo na corrida, dia em que é atribuída a pontuação, pois tudo pode acontecer, como o constatámos no ano passado! Trata-se de um circuito onde é difícil ultrapassar e, por isso, se formos cautelosos com os pneus e conseguirmos gerir bem a nossa estratégia, teremos condições para entrar na pausa de verão arrecadando merecidamente mais pontos.»

 

Fernando Alonso/P6 - 1:18.078: «Temos de estar satisfeitos por ter terminado no top 6 nas qualificações. Fui competitivo tanto no piso seco como no molhado e senti-me bastante forte na Q1 e na Q2. Por isso, pensava que me iria qualificar numa posição ligeiramente melhor, mas alguns dos nossos adversários ficaram à nossa frente após as suas últimas voltas na Q3. Sabemos que é difícil ultrapassar aqui e ficaremos posicionados no lado sujo da pista na linha da grelha, o que não ajuda, mas veremos como corre amanhã! O facto de os dois veículos se terem qualificado no top 6 é um bom resultado geral para a equipa. Daremos o nosso melhor para obtermos o máximo de pontos possíveis.»

 

Alan Permane, Diretor Desportivo: «Estamos satisfeitos com a nossa prestação de hoje nas qualificações. Ter os dois veículos no top 6 coloca-nos numa excelente posição para sermos competitivos na corrida de amanhã. Construimos o nosso fim de semana de forma consistente e introduzimos boas melhorias sempre que necessário, o que se reflete no resultado de hoje. O objetivo na corrida será ser superiores aos nossos rivais e obter pontuação para ambos os nossos veículos. Evidentemente, iremos analisar as várias opções estratégicas para maximizar o nosso potencial em corrida e garantir que arrecadamos uma boa pontuação.»