24 de julho de 2022

A BWT Alpine F1 Team garantiu o quarto lugar do Campeonato de Construtores depois de pontuar com os seus dois veículos na sua corrida em casa - o Grande Prémio de França - no Circuito Paul-Ricard. Fernando Alonso conquistou um soberbo sexto lugar e Esteban Ocon o oitavo.

 


Arrecadando quatro pontos em carteira, Ocon marcou os seus primeiros pontos em Fórmula 1 em casa na sua terceira tentativa. Após partir em décimo, passou a bandeira axadrezada no oitavo lugar. Alonso registou também um bom domingo ao arrecadar pontos pela sétima vez, graças a uma ultrapassagem na primeira volta efetuada ao McLaren de Lando Norris, que se revelou decisiva na busca do sexto lugar. Hoje o espanhol estabeleceu um novo recorde na Fórmula 1 pelo maior número de pontos alcançados: 18 672.

 

Ocon foi penalizado com cinco segundos após uma colisão com Yuki Tsunoda na primeira volta. Todavia, após cumprir esta penalização na sua única paragem na pit-stop, o francês mostrou a sua paciência para recuperar o atraso sofrido pela penalização e obter pontos graças a uma segunda ultrapassagem bem executada que efetuou pelo exterior ao McLaren de Daniel Ricciardo na 10.ª curva.

 

Os nossos dois pilotos tiveram um bom arranque a partir do sétimo e décimo lugares da grelha, em que Alonso e Ocon subiram, respetivamente, para o sexto e oitavo lugares. O veículo de segurança, que entrou aquando da 18.ª volta após o acidente de Charles Leclerc, permitiu à maioria dos pilotos entrar no corredor das boxes. Alonso entrou primeiro na pit-stop para colocar os pneus rígidos, seguindo-se pouco depois Ocon, que, depois cumprir a sua penalização de tempo na pit-stop, saiu atrás de Ricciardo, que tinha ultrapassado anteriormente na sétima volta com uma fantástica manobra na 8.ª curva.

 

Alonso acabou por terminar em sexto lugar, mantendo Norris bastante afastado. Quanto a Ocon, demonstrando a sua paciência, revelou uma precisão cirúrgica para arrancar o oitavo lugar a Ricciardo a sete voltas do fim, com uma manobra bem executada pelo exterior na 10.ª curva.

 

A equipa conta agora com 93 pontos no Campeonato dos Construtores antes do Grande Prémio da Hungria na próxima semana, a última corrida antes da pausa de verão.

 

Esteban Ocon - Partida P10/Chegada P8: «O objetivo de hoje era marcar pontos com ambos os nossos veículos e alcançámo-lo! Estou satisfeito com a minha corrida e o facto de pilotar diante dos fãs locais - que foram incríveis durante todo o fim de semana - foi uma experiência fabulosa. Agradeço-lhes todo o apoio que deram. Foi uma prova difícil devido ao calor e gostei da corrida em pista, com algumas lutas renhidas. Estamos agora em quarto lugar no Campeonato dos Construtores e saímos daqui com muito positivismo e motivação para manter esta posição. Espero que no próximo ano corramos em França, pois não há nada que se compare a um Grande Prémio em casa. Agradeço a todos os fãs e viva a Alpine! »

 

Fernando Alonso - Partida P7/Chegada P6: «Estou satisfeito com a nossa corrida de hoje. Fizemos o que nos competia e gerimos bem o ritmo e os pneus. Tivemos de trabalhar em diversos aspetos para obter o equilíbrio do veículo este fim de semana, mas acabámos mesmo atrás do top 5, um sinal de que realizámos uma corrida bastante sólida, para além de aumentarmos a nossa carteira de pontos. Tive uma boa partida, tendo subido até ao quinto lugar, mas depois caímos para o sexto, o que talvez tenha sido a nossa posição justa na corrida de hoje. Provámos que quando temos um fim de semana límpido como este conseguimos terminar nos seis primeiros lugares. Espero que consigamos manter este nível de regularidade durante a segunda metade da temporada e continuar a nossa dinâmica.»



Laurent Rossi, CEO da Alpine: «Estamos muito felizes por registar um bom resultado com ambos os nossos veículos na nossa corrida em casa. Além do mais, isto permitiu-nos estar atualmente no quarto lugar no Campeonato dos Construtores o que, francamente, merecemos. Foi fantástico correr hoje no Circuito Paul-Ricard diante de fãs tão entusiásticos. Quero agradecer-lhes pelo seu fabuloso apoio ao longo de todo o fim de semana. Em pista, sabíamos que tínhamos boas hipóteses de ser bem-sucedidos com ambos os nossos veículos. Para isso, necessitávamos de uma boa partida, o que conseguimos, para além de corridas bem geridas por parte da equipa e dos pilotos. O Alonso realizou um excelente trabalho para levar a melhor de Lando [Norris] na partida. Em seguida, geriu a sua corrida de forma brilhante para marcar os oito pontos do sexto lugar. O Ocon teve também uma boa partida, mas foi penalizado pela sua colisão com o Yuki [Tsunoda] na primeira volta. Teve de ser paciente para recuperar a vantagem que tinha obtido em pista e a sua paciência e capacidade de fazer as melhores escolhas foram essenciais para ultrapassar o segundo McLaren, o de Daniel [Ricciardo], para obter o oitavo lugar. Agora o nosso objetivo é claro: Temos de fazer tudo ao nosso alcance para nos mantermos na quarta posição do Campeonato de Construtores. Não será fácil, mas temos de continuar a introduzir melhorias no veículo ao mesmo ritmo e realizar bons fins de semana de corrida - como o fizemos em casa em França este fim de semana - durante o resto da temporada.»