23 de julho de 2022

A BWT Alpine F1 Team irá iniciar a sua corrida em casa – Grande Prémio de França – na sétima posição com Fernando Alonso e na décima com Esteban Ocon, após umas qualificações intensas sob o sol escaldante no Circuito Paul-Ricard.

 

Fernando regista a sua quinta presença consecutiva na Q3 e a sua nona desta temporada após mais um excelente desempenho este sábado. Ocon qualificou-se em décimo segundo lugar – não conseguindo entrar na Q3 por 0''212 – mas amanhã partirá duas posições acima na grelha de partida graças a duas penalizações de grelha aplicadas a Carlos Sainz e Kevin Magnussen.

 

Os nossos dois pilotos avançaram para a Q1 apesar de condições complicadas, em que o vento decidiu mudar de direção entre as suas duas corridas. Alonso passou para a sétima posição graças a uma volta de 1'32''819, ao passo que Ocon registou a décima segunda com 1'33''346.

 

Na Q2, os dois pilotos correram com pneus macios novos, com Alonso a entrar no top 10 na primeira corrida, seguido de perto por Ocon. Ocon melhorou bastante na segunda parte - quase 0''7 - para entrar na corrida para a Q3. No entanto, os outros também registaram progressos.

 

Assim, Ocon não entrou para o top 10 por apenas duas décimas.
Na Q3, Alonso utilizou dois conjuntos de pneus macios e o seu segundo tempo - 1'32''552 - foi o suficiente para lhe garantir um lugar na quarta linha da grelha.

 

Esteban Ocon – P12/1'33''048: «Este não foi um bom dia para nós. Não conseguimos encontrar aquela coisinha que nos permitiria marcar a diferença com o veículo. Há alguns aspetos sobre os quais teremos de nos debruçar antes da corrida de amanhã e que iremos analisar de perto esta noite. Graças a algumas penalizações, iremos partir da décima posição e irei lutar para subir de posição e obter mais pontos. Irei alimentar-me do incentivo que é o público do meu país natal como motivação extra! É sempre especial correr em casa, pelo que irei dar o meu melhor, como sempre.»

 

Fernando Alonso – P7/1'32''552: «Tem sido um fim de semana difícil até agora, mas este sétimo lugar é uma boa posição de partida para nós amanhã. Não ficámos totalmente satisfeitos com o equilíbrio do veículo nos treinos e trabalhámos arduamente todo o fim de semana com vista a melhorá-lo. Ontem as nossas corridas longas pareceram-nos bastante sólidas, mas vejamos se conseguiremos tirar o máximo partido disso amanhã. A gestão dos pneus será um fator importante, pois sobreaquecem e degradam-se. Geri-los debaixo deste calor será um verdadeiro desafio. Tendo em conta que o corredor das boxes é um dos mais lentos da temporada, a estratégia de uma única paragem parece ser a ideal. Resta saber se será possível concretizá-la. Veremos... O ambiente tem sido fantástico e podemos sentir verdadeiramente a paixão dos fãs locais.»

 

Otmar Szafnauer, Team Principal: «O resultado das qualificações de hoje permite-nos estar bem posicionados para obter uma boa pontuação com os nossos dois veículos na corrida de amanhã em casa. Alonso teve um excelente desempenho este fim de semana em condições complicadas e irá partir amanhã da sétima posição com o objetivo de pressionar o Lando [Norris] e o George [Russell] à sua frente. Ocon, que não está totalmente satisfeito com o equilíbrio do seu veículo, parecia ter condições para alcançar a Q3, mas infelizmente ficou aquém por umas escassas décimas. Mas ainda há muito em jogo para amanhã, dia em que os pontos serão distribuídos. Durante os treinos livres de sexta-feira, o nosso ritmo de corrida parecia promissor, pelo que os nossos dois pilotos estão numa boa posição para pontuar. Esse será o nosso objetivo de amanhã e estou convicto que com uma boa partida e uma corrida estrategicamente bem gerida com ambos os veículos será exequível.»