30 de junho de 2022

A Alpine lança o seu programa Rac(H)er e compromete-se hoje a desenvolver a diversidade dentro das suas próprias equipas. Este programa destina-se a reforçar a meritocracia independentemente do género e em todos os domínios da empresa, desde as funções técnicas à corrida e à competição. Irá permitir, assim, desenvolver plenamente as competências e a complementariedade dos colaboradores da marca.

 

O programa Rac(H)er é composto por vários elementos: 

 

  • Uma vertente interna, de sensibilização para as questões de inclusão em todas as atividades da marca com vista a alcançar a igualdade de oportunidades para todos. 

 

  • Uma vertente de desporto automóvel, sustentada pelas investigações levadas a cabo pelo Instituto do Cérebro de Paris, para determinar os critérios objetivos para se tornar um piloto de corrida de alto nível. Este programa pretende desconstruir as ideias pré-concebidas, mediante o financiamento e a realização de um estudo científico que irá analisar todos os supostos obstáculos pseudo-científicos (condição física e cognitiva) ao acesso das mulheres à competição em F1. Ao associar-se a organismos de formação, a Alpine prevê a implementação de um programa de formação específica, com meios financeiros dedicados, para, assim, permitir o acesso de uma mulher piloto à F1. 

 

  • Uma vertente financeira, com o lançamento de um fundo aberto a todos, para apoiar os talentos femininos no desporto automóvel. A Alpine está empenhada no financiamento e pesquisa de parceiros. 

 

  • Uma vertente de educação e apoio, com a participação de colaboradores Alpine nas escolas, a fim de melhorar o conhecimento e o interesse das raparigas na corrida e na indústria automóvel em geral. 

 

A implementação de um programa de embaixadores a longo prazo, envolvendo neste processo de mudança todas as partes interessadas deste desporto e da indústria automóvel.

 

 

Um programa para reforçar a igualdade de oportunidades na indústria automóvel


 Com o programa Rac(H)er, a Alpine compromete-se a promover a inclusão e a diversidade das equipas internas a todos os níveis, sendo que, atualmente, as mulheres representam apenas 12 % dos seus trabalhadores.

 

O programa irá começar com um investimento em programas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas) locais que incentivam as mulheres a adotar uma via científica e técnica e a segui-la a longo prazo. Em seguida, um programa de mentoria em todos os departamentos da empresa irá permitir apoiar as colaboradoras nas suas pretensões de carreira.

 

Os gestores da empresa irão frequentar vários programas de formação para lutar ativamente contra os preconceitos pré-concebidos e defender os valores da Alpine.

 

O programa completo terá como objetivo tornar cada colaborador um embaixador capaz de promover o Rac(H)er em todos os níveis da empresa para criar um círculo virtuoso.

 

Temos como objetivo aumentar a diversidade das nossas equipas etapa a etapa, ambicionando alcançar 30 % de mulheres dentro de 5 anos (versus 12 % em 2022). Este compromisso começa de imediato, mediante o recrutamento paritário de estagiários e jovens licenciados.

 

 

Um programa dentro da Academy para formar as futuras campeãs de f1

 

Em 72 anos de Fórmula 1, apenas 6 dos 885 pilotos foram mulheres. Atualmente, os elementos da BWT Alpine F1 Team são compostos por 10% de mulheres. Uma média comum na indústria do desporto automóvel, mas uma ilustração flagrante das problemáticas de representação feminina no desporto automóvel.

 

Muitas vezes, os talentos femininos são detetados e apoiados demasiado tarde para lhes permitir prosseguir uma carreira a longo prazo ao mais alto nível. O programa da Academy visa assim identificar desde a mais tenra idade as pilotos de karting femininas que pretendam aceder à Fórmula 1. Este programa irá seguir um roteiro completo com o objetivo de estabelecer programas de corrida, treinos, treino físico ou até mesmo treino mental para apoiar o desenvolvimento destes talentos.

 

A Alpine está empenhada em realizar estudos científicos (físico, mental e bem-estar) para identificar as necessidades de formação destas pilotos promissoras, com o intuito de as colocar num nível competitivo em Fórmula 1. Serão alocados recursos consideráveis à realização deste programa para dar às mulheres piloto as mesmas oportunidades de êxito que os maiores campeões masculinos formados pela Academy e, deste modo, passar do karting à F4, depois dos campeonatos regionais à F3 e, por fim, da F2 à F1.

 

O programa Rac(H)er pretende envolver todas as partes relevantes do desporto e da indústria automóvel, começando pela F1 e o Comité FIA Women in Motorsport, bem como estabelecer ligações com os programas existentes para enfrentar o desafio da inclusão, como o Girls on Track.

 

Laurent Rossi, CEO da Alpine : 

 

«O nosso papel enquanto equipa de Fórmula 1 e marca do Renault Group é empenharmo-nos em tornar o nosso ecossistema mais inclusivo e fazer da diversidade a nossa força. Estamos cientes da necessidade de uma mudança profunda do nosso desporto e da indústria para que todos os talentos possam expressar-se no futuro. Ao lançar o Rac(H)er, um programa de transformação a longo prazo, esperamos que se juntem a nós todos os intervenientes do setor, pois apenas se nos unirmos poderemos, realmente, progredir. É aí que residirá o nosso verdadeiro êxito.»

 

Claire Mesnier, Vice-Presidente de Recursos Humanos da Alpine :

 

«Com o Rac(H)er, pretendemos implementar uma verdadeira meritocracia e não nos contentarmos com o mero aumento das estatísticas. Concebemos um programa único e duradouro que assenta no compromisso de todos os colaboradores da Alpine. O desafio é fomentar a reflexão dentro das equipas, mas também implementar meios concretos para que as coisas progridam dentro da empresa. Estamos empenhados em fazê-lo em todos os setores da empresa e em dar o exemplo. Metade dos membros do comité de direção da Alpine são atualmente mulheres. Não por se tratar de uma quota, mas porque são as melhores na sua área de especialidade para assumir esta função e estas responsabilidades.»