7 de maio de 2022

As expetativas para o arranque da Fórmula 1 no circuito inédito de Miami eram elevadíssimas, com Esteban Ocon e Fernando Alonso a entrar rapidamente no ritmo ao longo das duas sessões disputadas à tarde.

 

O circuito ofereceu inicialmente pouca aderência, sob um sol da Florida escaldante que aqueceu a pista a uma temperatura de 56 °C. Os dois pilotos dedicaram-se aos respetivos programas, em que Alonso terminou, na sexta-feira, com o quinto melhor tempo, com 1’30’’372 no circuito de 5,412 km. Paralelamente, Ocon conduzia com a versão mais recente do piso do veículo, classificando-se na nona posição com 1’30’’861.

 

Este sábado, os Treinos Livres 3 terão lugar às 13h00 horas locais, antes das primeiras qualificações da história do Grande Prémio de Miami a partir das 16h00.

 

Esteban Ocon:

 

«É fantástico estar finalmente em pista e viver esta experiência depois de uma tão longa espera este fim de semana com tanto entusiasmo. Para nós foi um ótimo dia de aprendizagem, num circuito verdadeiramente inédito para todos. Tínhamos tido previamente uma primeira perceção do comportamento do nosso monolugar no simulador, mas agora temos novos dados para começar a confirmar e a aprofundar determinados aspetos. O veículo parece competitivo e estamos no bom caminho. É uma novidade positiva, mas os dias de amanhã e domingo é que contam. Ainda está muito por vir! »

 

Fernando Alonso:

 

«Tivemos um bom dia, conhecendo o circuito e passando do simulador para a pista real. Há sempre diferenças, pelo que era impreterível compreender tudo hoje rapidamente. Trata-se de uma pista interessante para os pilotos e creio que tivemos uma sexta-feira linear. Temos agora muitos dados por analisar e é nítido que todos têm ainda uma margem de evolução. Temos de continuar a aperfeiçoar o veículo. Parecemos novamente rápidos este fim de semana e considero que estamos bem posicionados. Estou otimista! »

 

Alan Permane, Diretor Desportivo:

 

«É fantástico estar em Miami e viver esta efervescência que a Fórmula 1 proporciona à cidade. Os organizadores fizeram um excelente trabalho ao construir um circuito impressionante com infraestruturas fantásticas que conferem um ambiente singular ao evento. No que respeita aos desempenhos em pista, tivemos duas boas sessões com os nossos dois veículos, apesar das interrupções causadas por diversas bandeiras vermelhas. Concentrámo-nos na otimização do nosso ritmo de pista, e hoje centrámo-nos em algumas experimentações para compreender melhor alguns aspetos e melhorar o nosso ritmo a longo prazo. A presença dos nossos dois pilotos no top dez e o quinto lugar do Alonso mostra que o nosso ritmo numa volta continua sólido. É ainda difícil ter uma imagem clara das corridas longas devido às bandeiras vermelhas na EL2, pelo que ainda temos algum trabalho a desenvolver neste aspeto. Fora isto, foi um bom dia e estamos ansiosos por ir à luta a seguir ao fim de semana. »