17 de fevereiro de 2022

A BWT Alpine F1 Team tem o prazer de anunciar as nomeações de Otmar Szafnauer para o cargo de Diretor de Equipa e de Bruno Famin como Diretor Executivo da Alpine Racing em Viry-Châtillon, ambos sob a alçada de Laurent Rossi, CEO da Alpine. Conforme divulgado em novembro de 2021, esta organização visa otimizar os desempenhos da escuderia quando a nova regulamentação técnica entrar em vigor. A chegada destes dois profissionais experientes e reconhecidos no mundo do desporto automóvel salienta ambição da BWT Alpine F1 Team, definida por Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, e Laurent Rossi, de lutar pelo título nas suas cem primeiras corridas.

 

No seu cargo de Diretor de Equipa, Otmar Szafnauer conduzirá BWT Alpine F1 Team a Enstone e nas etapas do calendário. Otmar é um dos dirigentes mais talentosos e respeitados da Fórmula 1 e irá oferecer à Alpine os seus trinta e dois anos de experiência no desporto automóvel. Terá como objetivo gerir a equipa para um desempenho da Alpine regular em todos os aspetos das suas operações, incluindo a nível de engenharia e de gestão da corrida. Otmar ajudará também a escuderia a explorar todo o talento de Esteban Ocon e de Fernando Alonso.

 

Depois de ter começado a sua carreira como engenheiro na Ford Motor Company, Otmar chegou à F1 ao tornar-se Diretor das Operações da British American Racing em 1998, tornando-se posteriormente Vice-Presidente do programa F1 da Honda. Otmar demonstrou constantemente a sua capacidade de extrair todo o potencial de uma equipa ao longo dos seus vários mandatos. Fez assim subir a Force India do último lugar para a quarta posição da classificação geral, apesar do orçamento mais reduzido e do menor número de colaboradores. Levou também a Racing Point à sua primeira vitória e ao quarto lugar do Campeonato de Construtores logo na sua segunda temporada e a Aston Martin ao primeiro pódio da sua história em F1.

 

Bruno Famin também colocará a sua experiência única à disposição da Alpine. Tem como missão prosseguir o desenvolvimento do motor Alpine em Fórmula 1 e maximizar as transferências tecnológicas da F1 para os modelos de série. Bruno e a equipa técnica de Viry-Châtillon irão implementar as medidas e as estruturas necessárias para garantir que a equipa de chassis de Enstone dispõe de um grupo propulsor competitivo no âmbito da nova regulamentação.

 

Recentemente Diretor das Operações do departamento desportivo da FIA, Bruno provou o seu valor durante mais de quinze anos na Peugeot ao dirigir o departamento técnico do programa Endurance que ganhou as 24 Horas de Le Mans em 2009 e registou vinte e quatro vitórias em trinta e duas corridas com o Peugeot 908. Diretor da Peugeot Sport em 2012, reiniciou o programa desportivo da marca ao mesmo tempo que desenvolveu tecnologias que conduziram os seus veículos ao sucesso: recorde em Pikes Peak em 2013, o Campeonato do Mundo de Rallycross por equipas em 2015 e três vitórias consecutivas no Dakar entre 2016 e 2018. Supervisionou também a conceção dos veículos desportivos da Peugeot, trazendo tecnologias eficientes e inicialmente concebidas para a competição nos modelos de série.

 

Depois de se ter juntado à escuderia em 2021, Davide Brivio continuará a oferecer a sua experiência incomparável na identificação e desenvolvimento de potenciais no seu novo cargo de Diretor de Projetos de Competição, supervisionando todas as disciplinas, incluindo aquelas em que a Alpine Academy está envolvida. Determinante nos desempenhos da Alpine em 2021, o espírito de equipa exibido por Fernando Alonso e Esteban Ocon será incentivado por Davide em todas as competições. No âmbito da sua missão, Davide será também responsável por identificar, desenvolver e dar vida a projetos relacionados com novas oportunidades no mundo do desporto automóvel para a Alpine e explorar territórios desconhecidos suscetíveis de favorecer o desenvolvimento da Alpine no meio desportivo.

 

Laurent Rossi, CEO da Alpine:

 

«Em 2022 demos um passo importante com a chegada de Otmar e Bruno. Otmar irá contribuir com a sua experiência única no desporto automóvel e o seu desejo intransigente pela vitória, ao passo que Bruno tem um historial rico na conceção de tecnologias que marcam a diferença em competição e a sua transferência para o modelo de série, um elemento essencial no nosso projeto enquanto equipa desportiva e marca. Ao longo do último ano, também observei o talento de Davide em identificar o melhor de cada um e nos fazer ter o melhor desempenho possível. Congratulo-me por utilizar este talento único em todos os recursos da Alpine, para além dos novos que estamos ainda a começar a explorar. A nossa equipa de «racers» está agora completa e a postos para elevar a escuderia até aos seus objetivos ambiciosos em 2022.»

 

Otmar Szafnauer, Diretor de Equipa da BWT Alpine F1 Team:

 

«É com enorme prazer que me junto à BWT Alpine F1 Team e estou preparado para trabalhar com todos para enfrentar o nosso desafio: levar a escuderia a lutar por títulos nas próximas cem corridas. A minha atenção está centrada na preparação do início da temporada no Bahrein. Sendo um dos três construtores envolvidos na Fórmula 1, a Alpine está perfeitamente apetrechada para alcançar as suas ambições e estou ansioso por começar esta aventura!»

 

Bruno Famin, Diretor Executivo da Alpine Racing:

 

«É formidável encontrar a competição e é ainda melhor associar-me à Alpine com as suas ambições e o seu talento singular em engenharia. Viry-Châtillon faz parte das maiores fábricas com que podemos sonhar e estou ansioso por juntar-me aos seus incríveis talentos e por trabalhar em estreita colaboração com as equipas de Enstone, Dieppe, Les Ulis e Boulogne-Billancourt.»

 

Davide Brivio, Diretor dos Projetos de Competição:

 

«A equipa de “racers” da Alpine constitui um elemento chave dos seus desempenhos a longo prazo e estou muito feliz por poder contribuir para esta missão apaixonante que pretende construir uma nova cultura sustentável e inclusiva na competição. A Fórmula 1 é uma vitrina, mas também devemos desenvolver as nossas ambições em territórios desconhecidos e estou preparado para acompanhar Laurent Rossi rumo a este objetivo.»