10 de março de 2022

Após os três dias de testes em fevereiro, a equipa foi até ao percurso que irá receber o primeiro Grande Prémio da temporada de 2022 do Campeonato do Mundo de FIA de Fórmula 1, pretendendo assentar nas bases sólidas lançadas no Circuito de Barcelona-Catalunha.

 

Ocon esteve em ação na sessão matinal disputada sob o calor tórrido do Bahrein. O francês realizou quarenta e duas voltas ao circuito até ser rendido por Alonso na parte da tarde, até ao pôr do sol, sob uma temperatura bastante mais fresca.

Alonso realizou vinte e quatro voltas, apesar de um problema de menor gravidade que limitou a sua condução durante a maior parte da sessão. O problema foi identificado e resolvido, permitindo assim que Alonso beneficiasse da última hora do programa sob os projetores da pista.

 

Amanhã, Ocon assumirá o volante do A522 durante todo o dia, até à entrada em ação de Alonso no sábado.

 

Esteban Ocon:

 

«Beneficiei de meio dia ao volante e quase conseguimos percorrer a distância de uma corrida durante este lapso de tempo. Foi agradável descobrir o novo monolugar no Bahrein, um circuito muito diferente do de Barcelona, com condições totalmente opostas. Concentrámo-nos mais num único conjunto hoje para começar a compreender o desgaste e os desempenhos destes pneus. Não visamos o desempenho puro e continuamos a aprender dia após dia, que é o objetivo absoluto destes dias de treinos. Estou satisfeito com os resultados da manhã da minha quinta-feira e amanhã estarei de novo ao volante do veículo. Contamos adicionar mais voltas ao conta-quilómetros para obter informações cada vez mais valiosas sobre o nosso conjunto para este ano.»

 

Fernando Alonso:

 

«Foi agradável voltar a assumir o volante no Bahrein. A manhã correu bastante bem para o Esteban, mas deparámo-nos com um problema menor com o monolugar após a pausa de almoço. À tarde não efetuámos tantas voltas quantas pretendíamos. Apesar disso, aprendemos bastante sobre o nosso veículo em condições de temperaturas altas e experimentámos diversas coisas no que toca às configurações. Amanhã e sábado colocaremos em prática todos os ensinamentos que recolhemos hoje.»

 

Pat Fry, Diretor de Tecnologia:

 

«É fantástico estar de volta ao Bahrein para a segunda fase dos treinos de pré-temporada. Não foi dos dias mais fluidos, devido pequenos contratempos clássicos que por vezes podemos encontrar num programa completo de testes. O fenómeno de arfagem parece menos problemático aqui do que em Barcelona, o que é curioso. Identificámos um problema no veículo após o almoço, o que limitou a tarde de Alonso. Conseguimos resolvê-lo, mas é evidente que ter o máximo de quilómetros possível só nos pode ajudar na descoberta do veículo e hoje ficou-nos a faltar um pouco isso. Ocon estará amanhã ao volante para prosseguir a nossa aprendizagem e os nossos preparativos para a primeira corrida. Esperam-nos dois dias árduos em pista.»