22 de maio de 2022

Ocon abriu caminho pelo pelotão desde o início da corrida, entrando rapidamente na luta pelos pontos. Quanto ao herói local Alonso, este passou do último lugar na grelha de partida – na sequência de uma mudança do motor – para uma chegada em nono lugar!

 

Os dois pilotos optaram por uma estratégia de três paragens, começando com pneus macios, antes de colocar os médios para o segundo período e terminando com os dois conjuntos de pneus macios na segunda metade da corrida.

 

Ocon progrediu num ritmo sólido, utilizando a sua ciência da corrida para ganhar algumas posições ao longo das 66 voltas desta corrida exigente e terminar num confortável sétimo lugar. É a quinta vez que se classifica no Top 10 esta temporada.

 

No seu 19.º Grande Prémio de Espanha, o seu país natal, Alonso registou uma excelente corrida ao partir no fim do pelotão, demonstrando a sua paciência e habilidade para conquistar dois pontos.

 

Esteban Ocon – Partida: 12.º/Chegada: 7.º

 

« Hoje estou muito feliz pela equipa, com estes dois bons resultados. É, provavelmente, o melhor que poderíamos esperar, tendo em conta o dia de ontem, e a equipa deve estar muito orgulhosa do que alcançámos hoje. Tive um ótimo primeiro período, com algumas boas ultrapassagens. Em geral, penso que não teríamos conseguido fazer melhor. É fantástico ver o Alonso terminar com pontos depois de ter arrancado no fundo da grelha, ainda para mais aqui, em Barcelona. Depois de um sábado difícil, provámos que temos ritmo e que o veículo trabalha bem, pelo que o resultado é positivo. Esta noite irei dormir muito bem!»

 

Fernando Alonso – Partida: 20.º/Chegada: 9.º

 

«É fantástico terminar hoje com pontos, sobretudo tendo em conta a má qualificação de ontem. Estou, por isso, muito satisfeito. Hoje o ambiente foi muito especial e, apesar de termos partido da última posição, considero que conseguimos proporcionar um bom espetáculo aos fãs. É quase uma sensação de vitória! Espero que, de agora em diante, consigamos pontuar consecutivamente. Acho que ainda temos margem de melhoria no domingo, mas hoje fizemos um bom trabalho e gerimos bem a situação. Olhando para Miami e para o que se passou na quinta-feira, atualmente encaro as coisas de forma diferente. Os comissários desempenharam o papel que lhes competia em Miami e talvez vejamos as coisas de uma perspetiva diferente a partir do veículo e no calor do momento. Respeito inteiramente as ideias da FIA e pretendemos colaborar com eles com vista a melhorar o espetáculo proporcionado aos fãs.»

 

Laurent Rossi, CEO da Alpine:

 

«Antes do arranque da corrida, o fim de semana não parecia nada promissor. Mas conseguimos retomar o rumo certo, terminando com os nossos dois veículos no Top 10. Arrecadar oito pontos depois de ter partido do 20.º e último lugar da grelha com Alonso e do 12.º lugar com Ocon é, sem dúvida, gratificante e bem merecido. Conseguimos marcar pontos após umas qualificações complicadas, o que é importante na luta cerrada deste campeonato. Assim, é necessário que continuemos a trabalhar arduamente, em especial que asseguremos um desempenho mais consistente ao longo do fim de semana, de forma a melhorar as nossas posições na grelha de partida. Hoje demonstrámos, num circuito exigente e apesar das condições difíceis, que tínhamos tudo o que é necessário para um bom desempenho no domingo. Agora temos de assegurar que estamos em condições de lutar por subir na hierarquia de uma forma mais regular. Tendo em conta as circunstâncias, hoje todos os membros da equipa realizaram um bom trabalho. Vamos agora concentrar-nos no Mónaco, que será na próxima semana e cujo resultado da corrida depende enormemente do desempenho de sábado.»