22 de março de 2023

Ambos os pilotos da Alpine Academy, Jack Doohan e Victor Martins, alcançaram o pódio no Circuito da Faixa de Jidá num fim de semana misto na Arábia Saudita por ocasião do segundo encontro da temporada de 2023 do Campeonato FIA de Fórmula 2.

 

 

Na sexta-feira, Victor Martins dominou as qualificações com sete décimas de segundo de avanço que o permitiram apoderar-se da pole position graças a um esforço derradeiro antes de uma bandeira vermelha terminar mais cedo a sessão. Tendo iniciado em décimo na grelha parcialmente invertida da corrida de sprint no sábado, o piloto francês subiu rapidamente de posição para terminar pela segunda vez no pódio este ano. No dia seguinte, apesar de uma boa partida no pódio na corrida principal, Victor Martins perdeu a aderência do eixo traseiro numa altura em que lutava pela liderança. Após um pião na quarta curva, acabou por ser forçado a abandonar a corrida.

 

 

Paralelamente, Doohan continuou a progredir no desempenho da sua campanha da Arábia Saudita, após um fim de semana complicado no Bahreïn. Graças a uma excelente prestação que lhe valeu o quarto lugar nas qualificações, o piloto australiano arrecadou, em seguida, os seus primeiros pontos da temporada, terminando em sétimo na corrida de sprint. Tirando partido da corrida de domingo, Doohan acompanhou o ritmo dos líderes e garantiu o segundo lugar do pódio.

 

 

Este fim de semana promissor volta a mostrar todo o potencial dos pilotos da Alpine Academy, agora concentrados na terceira ronda do calendário. Os concorrentes do Campeonato FIA de Fórmula 2 estarão presentes, pela primeira vez na história da disciplina, na Austrália, onde se juntarão à Fórmula 1 no Circuito de Albert Park de Melbourne.

 

 

Jack Doohan (Invicta Virtuosi Racing): «Este fim de semana foi para mim uma mistura de emoções. Não estou totalmente satisfeito, mas estou contente por ter marcado vinte pontos. Faltou-nos um pouco de ritmo na corrida principal e ainda não me sinto totalmente à vontade no veículo. Há alguns domínios em que temos de trabalhar para garantir que tudo funciona como deve. De entre os aspetos positivos, terminar em segundo lugar e lutar pela vitória em circunstâncias como as que nos encontramos atualmente é uma prova de que poderemos tornar-nos bastante fortes quando tivermos reunido todas as peças do puzzle. Estou feliz por ter pontuado regularmente e estou ansioso por continuar a fazê-lo em Melbourne. Mal posso esperar por disputar a minha primeira corrida no meu país natal. Vai ser fabuloso e estou ansioso por sentir a atmosfera e o ambiente. Estou ansioso por ver toda a gente!»

 

 

Victor Martins (ART Grand Prix): «Jidá foi intenso em termos emocionais. Adorei imenso pilotar lá pela primeira vez e orgulho-me do que alcançámos enquanto equipa! Obtive a minha primeira pole position na Fórmula 2 e exibimos um enorme potencial ao longo de todo o fim de semana, o que é promissor para os próximos encontros na Austrália e no Azerbaijão. Analisámos o erro que cometi e me custou muitos pontos no domingo, mas já estamos a pensar no futuro, extremamente determinados em fazer ainda melhor na terceira ronda em Melbourne!»