20 de março de 2022

A BWT Alpine F1 Team pontuou hoje merecidamente com os seus dois veículos no Grande Prémio do Bahrein. No final de uma corrida inaugural empolgante em Sakhir, Esteban Ocon terminou em sétimo lugar e Fernando Alonso em nono.

 

A paciência, uma condução clínica e fiabilidade permitiram obter este resultado de hoje, em que os dois pilotos recorreram a uma estratégia de três paragens numa penosa longa corrida de 57 voltas.

 

Ocon teve um bom arranque a partir da décima primeira posição com pneus novos macios, subindo para o top 10 logo na primeira volta apesar de um contacto com Mick Schumacher na 6.ª curva que lhe valeu uma penalização de cinco segundos. Ocon observou esta penalidade por ocasião da sua primeira paragem na pit stop, na décima quarta volta. O francês abriu em seguida o caminho através do pelotão, parando novamente na trigésima passagem para calçar pneus rígidos e posteriormente na quadragésima terceira, sob o regime do carro de segurança, para colocar pneus macios.

 

A corrida de Alonso foi menos tranquila, com partes complicadas independentemente do tipo de pneus. O espanhol bateu constantemente à porta do top 10 e, tal como Ocon, beneficiou de três abandonos nas últimas voltas para conseguir alcançar pontos.

 

Com oito pontos registados hoje, a equipa encontrar-se-á na Arábia Saudita no próximo fim de semana no quinto lugar do Campeonato de Construtores.

 

Esteban Ocon/Partida: 11.º – Chegada: 7.º

«Estou muito satisfeito com o dia de hoje. É um excelente arranque de temporada para a equipa, com os dois veículos a pontuar. O nosso ritmo foi sólido, com boas ultrapassagens e decisões estratégicas sensatas tomadas pela escuderia. Quero agradecer profundamente à equipa da pit stop, que foi formidável durante as inúmeras intervenções de hoje. Tirando o incidente com o Mick, pelo qual assumo a culpa e peço desculpa, estou muito satisfeito com a minha corrida. Iremos trocar ideias com a equipa, mas podemos recolher ensinamentos positivos com o nosso desempenho antes de nos debruçarmos sobre a próxima semana. Há que olhar para a frente e para o topo.»

 

Fernando Alonso/Partida: 8.º – Chegada: 9.º

 

«Estou contente por marcar dois pontos na primeira corrida da temporada. Não foi fácil, devido ao grande desgaste dos pneus, com que todos já estávamos a contar. Defendemo-nos bastante durante a primeira prova, o que exigiu muito dos pneus. Talvez não tivesse sido o ideal. Temos de continuar a conhecer melhor estes novos pneus, que provavelmente serão um dos principais tópicos de discussão ao longo de toda a temporada. De um modo geral, creio que as ultrapassagens são mais fáceis, pois os pneus têm todos níveis de desgaste diferentes e é mais simples perseguir os veículos que vão à nossa frente. No próximo fim de semana voltamos à ação na Arábia Saudita, onde não há dúvida que iremos enfrentar desafios diferentes.»

 

Laurent Rossi, CEO da Alpine:

 

«Que forma fantástica de iniciar a temporada para a equipa, com Ocon e Alonso a marcar pontos merecidamente hoje. É evidentemente um resultado excelente, que devemos aos três pilares da nossa equipa: Enstone, Viry e a equipa operacional. Este resultado é o fruto do trabalho árduo de cada um na preparação do conjunto A522-RE22 durante o inverno, que asseguraram os meios que nos permitiram pontuar. Agradeço a todos pelo envolvimento e dedicação ao longo destes dois últimos meses. Temos agora tudo o que precisamos para tornar o nosso monolugar mais competitivo nas corridas que nos esperam. Ocon e Alonso realizaram corridas fantásticas hoje, com inúmeras ultrapassagens, cruciais para o espetáculo da Fórmula 1. Foi uma corrida longa e muito difícil, durante a qual a estratégia teve um papel determinante. A equipa responsável pela pit-stop foi também incrível nas seis passagens na box. Tenho a agradecer-lhes por manterem a concentração e a precisão nos momentos chave. Hoje tivemos um gostinho do quão entusiasmante poderá ser esta temporada. Aguardamos agora ansiosamente pelo próximo fim de semana na Arábia Saudita, onde certamente a corrida será igualmente emocionante. Pretendemos continuar a trabalhar arduamente e arrecadar ainda mais pontos com os nossos dois veículos.»