8 de abril de 2022

A BWT Alpine F1 Team fez hoje o seu arranque inaugural no asfalto de Melbourne. Num circuito Albert Park revisto e bastante mais rápido do que anteriormente, Fernando Alonso e Esteban Ocon integraram o top dez das duas sessões.


Há 756 dias que a Fórmula 1 não regressava a Melbourne. A Alpine aproveitou esta ocasião para regressar à sua pintura exterior, maioritariamente em azul, depois de ter utilizado o rosa da BWT utilizado nas duas primeiras rondas.

Os dois pilotos gostaram de conduzir no circuito alterado de 5,278 km durante os Treinos Livres 1. Ocon terminou em sexto lugar, com 1’21’’004, e Alonso em nono, por duas décimas.


Nos Treinos Livres 2 e com pneus macios, Alonso alcançou o seu melhor tempo com 1’19’’537, o que lhe permitiu classificar-se em quarto lugar após ter estado por uns instantes no topo do registo dos melhores tempos. Ocon terminou o dia a algumas décimas do seu companheiro de equipa, na sexta posição. A equipa está agora concentrada na última sessão de treinos livres e nas qualificações, agendadas para amanhã.


Esteban Ocon:


«Em primeiro lugar, é fabuloso estar no Albert Park e ter uma perceção concreta das alterações de que foi alvo. Em geral, foi um dia muito positivo para a equipa, em que ambos os veículos terminaram no top dez das suas sessões de treinos livres. Mas estamos plenamente cientes de que o que interessa é amanhã e domingo e já deu para constatar que a competição será muito renhida, tal como sucedeu no Bahrein e em Jidá, sobretudo no meio do pelotão. Iremos, por isso, trabalhar arduamente para ter tudo em ordem antes das qualificações. Deverá ser empolgante e espero que a equipa consiga ter mais um dia sólido amanhã, de modo a estar em boa posição para a corrida.»


Fernando Alonso:

 

«Há várias pequenas coisas que nos atrasaram um pouco nos Treinos Livres 1, mas mesmo assim conseguimos ter um dia normal. Percorremos uma boa quantidade de quilómetros e recolhemos muitas informações nas duas sessões. Há algumas questões de equilíbrio que nos falta resolver, especialmente quando há um consumo elevado de gasolina. Descobri a pista ontem e considero que as alterações realizadas são positivas e sobretudo tornaram-na mais rápida. Todavia, não sei se haverá tantas ultrapassagens no domingo, mas veremos. É mesmo fantástico estar de volta a Melbourne.»


Alan Permane, Diretor Desportivo:

 

«Todos parecem estar contentes por estar de volta a Melbourne, que é seguramente um dos locais primordiais da temporada de Fórmula 1. A recente repavimentação e as alterações realizadas na pista transformaram o Albert Park – que era um dos circuitos mais acidentados – numa pista lisa e fluida. No que respeita ao desempenho, podemos estar razoavelmente satisfeitos com as prestações dos veículos nas duas sessões de Treinos Livres, mas há ainda trabalhos a realizar, em especial para tirar o máximo partido do pneu macio na primeira volta cronometrada para a qualificação. Testámos os pneus médios e rígidos com bastante combustível para ver qual o desempenho em corrida e pareceu estar de acordo com as nossas simulações. Será complicado ultrapassar no domingo, pelo que é fundamental tirar o máximo partido de todos os elementos na qualificação.»