Temporada 2023
11
Classement mondial
Total des points de la saison
62
Temporada 2023
11
Classificação mundial
Total de pontos da temporada
62
CARREIRA F1®:
Biografia
Pierre Gasly junta-se à BWT Alpine F1® Team para o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 da FIA 2023, a postos para iniciar a sua sexta temporada completa neste desporto.
Pierre iniciou a sua carreira na Fórmula 1 com a Scuderia Toro Rosso, depois de ter progredido de forma impressionante nas fórmulas júnior com títulos de piloto em 2013 na Formula Renault Eurocup e em 2017 no GP2 Series. Os seus talentos não passaram despercebidos à Red Bull Racing, que o acompanhou na sua carreira até ao final da temporada de 2022. Depois dos seus primeiros passos na Fórmula 1 na Malásia em meados de 2017, Pierre acumulou 108 largadas de corrida, registou 332 pontos, conquistou três pódios e uma célebre vitória no Grande Prémio, que obteve de forma extremamente emocionante no Grande Prémio de Itália de 2020 em Monza.
O francês é bem conhecido da família Renault, pois participou em categorias da Fórmula Renault durante a sua adolescência e em duas corridas da equipa Renault E.Dams em Fórmula E em 2017. Pierre está perfeitamente preparado para os primeiros passos com a Alpine em 2023, tendo já experimentado o A522 no treino de Abu Dhabi da temporada passada.
2022
Antes de se juntar à BWT Alpine F1® Team para a temporada de 2023, Pierre completou o seu percurso com a Red Bull Racing/AlphaTauri, terminando em décimo quarto lugar do campeonato após uma temporada difícil para a equipa com base em Itália. Pierre anunciou o seu novo capítulo em outubro, antes do Grande Prémio do Japão e antes de realizar treinos para a Alpine aquando do teste de pós-temporada em Abu Dhabi.
2021
Pierre entrou na temporada de 2021 como o vencedor mais recente do Grande Prémio. Após um início difícil no Bahreïn, Pierre não parou de marcar pontos regularmente e revelou-se a surpresa da temporada. Um terceiro lugar no Azerbaijão coroou uma temporada excecional, ao longo da qual marcou também muitos pontos nos Países Baixos e no México, alcançando os quartos lugares. Terminou a temporada em nono lugar com 110 pontos, o seu melhor resultado em F1®.
2020
Pierre permaneceu dentro da equipa Toro Rosso, que passou a adotar o nome de Scuderia AlphaTauri, na temporada de 2020, a qual foi encurtada por força da Covid. Pierre terminou regularmente no Top 10, antes de surpreender tudo e todos com uma primeira vitória no Grande Prémio. Pierre conduziu serenamente ao longo da corrida de Monza, repleta de incidentes, para se colocar em posição para a vitória, antes de deixar friamente os seus oponentes para trás e cruzar em primeiro lugar a bandeira axadrezada. Pierre terminou o ano no décimo lugar do campeonato de pilotos.
2019
Os seus desempenhos em 2018 valeram-lhe uma nomeação na Red Bull Racing, onde se juntou a Max Verstappen. Pierre conquistou frequentemente pontos, com desempenhos notáveis no Mónaco e um quinto lugar, bem como a volta mais rápida da corrida em Silverstone, com o quarto lugar. Pierre regressou à Toro Rosso após a pausa de verão e ganhou o seu primeiro pódio em Fórmula 1 com um segundo lugar excecional no Brasil.
2018
Pierre foi confirmado a tempo integral em 2018 na Toro Rosso, ao lado de Brendon Hartley. Causou de mediato sensação com um quarto lugar, o melhor resultado da temporada, por ocasião da segunda ronda no Bahreïn. Pierre terminou a temporada na décima quinta posição, com 29 pontos.
2017
Pierre deu os primeiros passos em Fórmula 1 no Grande Prémio da Malásia de 2017 com a Scuderia Toro Rosso, tendo terminado em décimo quarto lugar. Continuou com a equipa até ao final do ano - à exceção do Grande Prémio dos Estados Unidos, devido a um conflito com a Super Formula - com um melhor resultado de décimo segundo lugar no Brasil.
Depois de ter jogado futebol de competição durante a sua infância, Pierre mudou de paixão aos 10 anos, quando começou a praticar karting no campeonato de França Minime, competindo com Ocon. Com 13 anos, Pierre avançou na sua carreira de karting a nível europeu, tendo terminado em segundo lugar no campeonato europeu CIK FIA.
Experimentou pela primeira vez os monolugares em 2011, quando participou no campeonato de França de F4 - terminando em terceiro - antes de passar para a Fórmula Renault Eurocup em 2012. Um ano mais tarde, venceu o seu primeiro título de piloto na Eurocup e, em 2014, terminou em segundo lugar na Fórmula Renault 3.5 Series.
Depois de vários treinos pela Scuderia Toro Rosso, Pierre é confirmado como piloto de reserva na Red Bull Racing em 2015. Em seguida, ganhou o GP2 na sua segunda tentativa, com o objetivo de entrada na F1 na equipa austríaca. Depois de ter terminado em segundo lugar na Super Formula no Japão e de uma entrada única na Fórmula E, a oportunidade para Pierre de chegar ao topo do desporto automóvel chegou. Inicialmente substituto na Scuderia Toro Rosso no Grande Prémio da Malásia em 2017, assume um papel a tempo integral para o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 da FIA 2018.
NOVIDADES F1®