DIRETOR DE TECNOLOGIA

Pat Fry

Pat juntou-se à Alpine F1 Team em fevereiro de 2020 como Diretor Técnico de Chassis, tendo posteriormente passado para Diretor Técnico em fevereiro de 2022, passando a supervisionar todas as atividades técnicas em Enstone e continuando a fazer prosseguir o desenvolvimento do A523 na presente temporada. 

Pat Fry - Alpine

Biografia

Biografia Nascido em Surrey (Reino Unido), Pat possui uma experiência rica na Fórmula 1, tendo trabalhado para a McLaren, a Ferrari, a Manor e a Benetton, desde os seus primeiros passos no desporto, em 1987. Inicia a sua carreira no departamento de pesquisa e desenvolvimento da Benetton, em Witney, onde trabalha em sistemas de suspensões ativos. Depois de uma breve passagem pela equipa de testes, consegue o seu primeiro lugar em pista, tornando-se o engenheiro de corrida de Martin Brundle, em 1992.

 

Em 1993 integra a McLaren, onde contribui para sessenta e seis vitórias, um título de construtores e três títulos de pilotos. Pat ocupa vários cargos na Woking, primeiro na equipa de testes antes de tornar-se engenheiro de corrida de Mika Häkkinen e de David Coulthard. Supervisiona, em seguida, os dois monolugares da escuderia, sendo depois promovido a engenheiro chefe de desenvolvimento. Nesse cargo, torna-se determinante no sucesso da McLaren.

 

Depois de dezassete anos na McLaren, é contratado pela Ferrari, em julho de 2010. Diretor técnico adjunto, depois responsável de engenharia de pista, é confiado a Pat os postos de direção na Maranello, em especial os de diretor de chassis e diretor de engenharia.

 

Deixa a Ferrari em dezembro de 2014, mas volta à F1, como engenheiro consultor, pela Manor Racing, a partir de 2016. Pat reintegra a McLaren em 2018 como diretor técnico interino, ajudando a equipa a terminar em quarto e a obter o seu melhor resultado, desde 2012, antes de integrar a Enstone.