Alpine A523 Fórmula 1

Alpine A523 Fórmula 1

Os Diretores Técnicos Pat Fry e Matt Harman dirigiram o programa de Enstone para o desenvolvimento do chassis, com vista a introduzir melhorias gerais durante o inverno, ao passo que o Diretor Executivo Bruno Famin, em Viry-Châtillon, trabalhou estreitamente com Enstone para a integração da unidade de potência.

Fórmula 1

Alpine A523

A equipa BWT Alpine F1® está estabelecida no Reino Unido e em França.

 

As instalações de Enstone alojam a fábrica onde são concebidos e montados os chassis do Alpine A523. Desde há 30 anos, inicialmente com a Renault F1® e atualmente com a Alpine F1®, que Enstone tem talentosos engenheiros a trabalhar em mais de 25 departamentos - desde a aerodinâmica aos testes de validação - com o objetivo de melhorar continuamente os desempenhos dos nossos monolugares.

Estas instalações alojam ainda a equipa técnica que proporciona apoio durante os fins de semana de corrida.

 

As instalações de Viry-Châtillon alojam a fábrica mais emblemática da Alpine. Esta dedica-se à conceção, à montagem e aos ensaios dos motores de todos os monolugares da F1®. 

A523 Fórmula 1 - Alpine
    • Chassis

      Monocasco de compósito moldado em fibra de carbono e alumínio alveolar, produzido pela Alpine F1® Team e concebido para proporcionar o máximo de resistência e o mínimo de peso. Integra o grupo motopropulsor Renault E Tech 2023 como elemento autossustentado.

    • Suspensões

      Triângulos superiores e inferiores em fibra de carbono. Os cubos em alumínio são complementados com jantes BBS padrão em magnésio fabricado e embelezadores de roda padrão FiA.

    • Transmissão e hidráulica

      Caixa de velocidades semi-automática oito velocidades + marcha-atrás. Sistema “Quickshift” para otimizar o tempo de passagem das velocidades com um diferencial de comando hidráulico. Alimentação hidráulica para controlo do grupo motor, da direção assistida, do DRS e da embraiagem.

    • Sistema de travagem

      Discos e pastilhas em carbono. Pinças e cilindros principais Brembo S.p.A. com sistema de travagem por cabo totalmente integrado.

    • Cockpit

      Banco do piloto amovível em compósito de carbono, moldado em função da sua anatomia, com um arnês de seis pontos e uma montagem final lastrada de até 80 kg. O volante integra as patilhas de mudança de velocidades, de embraiagem, de DRS e a unidade de exibição do condutor.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Potência

Mais de 950 cv

Velocidade máxima

355 km/h

Limite de rotações

15 000 rpm

Peso

796 kg

Com condutor, câmera e balastro

Comprimento total

5620 mm

Limite de débito de combustível

100 kg/h

 

CILINDRADA  1,6 l V6
NÚMERO DE CILINDROS 6
REGIME TOTAL DE ROTAÇÕES 15 000 rpm
SOBREALIMENTAÇÃO Turbocompressor único, pressão ilimitada (estimativa de 5 bar absolutos)
LIMITE DO DÉBITO DE COMBUSTÍVEL 100 kg/h 
QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL AUTORIZADO EM CORRIDA máximo de 110 kg 
ARQUITETURA V6 a 90°
DIÂMETRO 80 mm
CORRIDA 53 mm
ALTURA DO EIXO DA CAMBOTA 90 mm
NÚMERO DE VÁLVULAS 24 (4 por cilindro)
COMBUSTÍVEL Injeção direta
VELOCIDADE DE ROTAÇÃO DO MGU-K 50 000 rpm
máximo
POTÊNCIA DO MGU-K 120 kW
máximo
ENERGIA RECUPERADA PELO MGU-K 2 MJ/volta máximo
ENERGIA RESTITUÍDA PELO MGU-K 4 MJ/volta máximo
VELOCIDADE DE ROTAÇÃO DO MGU-H > 100 000 rpm
ENERGIA RESTITUÍDA PELO MGU-H Ilimitada
PESO 150 kg mínimo
NÚMERO DE PROPULSORES AUTORIZADOS POR PILOTO EM 2023 3 motores de combustão interna, 3 turbocompressores, 3 MGU-H, 3 MGU-K, 2 baterias e unidades de controlo, 8 conjuntos de escape
POTÊNCIA TOTAL Mais de 950 cv

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